Com o objetivo de fomentar nas unidades operacionais do Lar Fabiano de Cristo projetos, debates e atividades que reflitam sobre as relações entre arte e meio Ambiente, o Programa Pedagógico Jacaré Poió (PPJP) lançou, para o primeiro semestre de 2022, uma proposta de evento que tem gerado uma movimentação muito positiva na instituição.
A Semana do Meio Ambiente e da Arte (SEMEARTE) ocorrerá em junho de 2022, o mês do Meio Ambiente, com um evento de culminância no qual as unidades operacionais apresentarão o resultado das ações e reflexões realizadas. Um dos focos da SEMEARTE é promover ações integradas entre o PPJP e os demais programas especiais do LFC, o Clube de Mídia, a ESI e o Nutre&Educa.
Enquanto o evento de culminância não chega, vale dar aquela espiadinha no que tem sido feito em todos os cantos do Brasil.
Região Norte
Casa de José | Belém (PA): concurso para eleição do mascote da SEMEARTE
Para que um evento comece com o pé direito, nada mais justo do que ter um representante com os traços locais, que seja símbolo do território e possa unir todas as gerações. Pensando nisso, a Casa de José promoveu um concurso com coparticipantes de todas as faixas etárias, e cada um pôde conceber o personagem que queria.
Depois do concurso, os coparticipantes colocaram a mão na massa e foram construir o personagem vencedor — utilizando, é claro, materiais recicláveis.
Casa de Timóteo | Boa Vista (RR): estudos de campo para a SEMEARTE
Estudar e conhecer as temáticas que serão trabalhadas é fundamental. Por isso, os coparticipantes da Casa de Timóteo não perderam tempo e foram logo a campo estudar possíveis questões para serem desenvolvidas no evento. Uma dessas atividades de campo foi entender o processo de compostagem com o horticultor da Casa, Leonardo, aprendendo como a matéria orgânica se transforma em adubo para as plantas.
Região Nordeste
Casa de Virgínia Smith | Fortaleza (CE): transformação de garrafas PET em vasos de plantas
Com a compreensão de que “reciclar é transformar”, os coparticipantes da Casa de Virgínia Smith realizaram uma atividade de reciclagem e utilizaram garrafas PET para confeccionar vasos de plantas. Nos vasos, girassóis foram plantados e depois dados como presente para as mães dos coparticipantes.
Casa de Odim de Araújo | Bayeux (PB): aquecimento para a SEMEARTE
Em março de 2022, a Casa de Odim de Araújo já tinha uma proposta para o evento e a apresentou para coparticipantes e familiares, propondo uma ação coletiva, integrada, para a execução das atividades da SEMEARTE. Para simbolizar o compromisso de todos, uma muda de planta foi distribuída para os presentes, de modo que o cuidado necessário para cuidar da plantinha refletisse a dedicação às ações do projeto.
Casa de Fernando Melo | Caucaia (CE): Oficina de Resíduo Tecnológico Sustentável
Em parceria com o Clube de Mídia da Unidade, a Casa de Fernando Melo realizou uma oficina para conscientizar os coparticipantes em relação à reutilização dos resíduos tecnológicos, utilizando-os para fazer arte. Para que isso fosse possível, a Unidade contou com o apoio do artista plástico Sérgio Lima. É o espírito da SEMEARTE em sua essência!
Região Centro-Oeste
Casa de Vovó Aída | São Gabriel do Oeste (MS): atividade sobre o Dia da Terra
O Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, tem o propósito de despertar a consciência das pessoas para questões relativas ao Meio Ambiente. Pensando nisso, a Casa de Vovó Aída promoveu uma atividade de colheita de hortaliças para que as crianças entendessem o percurso do alimento desde o momento em que ele é plantado até chegar a nossa mesa.
Casa de Professor Pastorino | Goiânia (GO): passeio e plantio de mudas
A SEMEARTE quer refletir sobre questões ambientais de forma teórica e prática, e não existe prática mais adequada do que estar em contato com a natureza, com a mão na terra, sentindo a energia das plantas. A Casa de Professor Pastorino levou os coparticipantes para passear no parque do Jardim Nova Esperança, onde puderam aprender sobre a preservação do meio ambiente, brincar, realizar atividades esportivas e ainda plantar mudas.
Região Sudeste
Casa de Francisco Lamego | Campos dos Goytacazes (RJ): visita ao CEPAAR
Para conhecer melhor a relação entre a história da cidade e a cana-de-açúcar, a Casa de Francisco Lamego realizou uma visita ao Centro Estadual de Pesquisa em Agronomia e Aproveitamento de Resíduos (CEPAAR). As crianças e os adolescentes coparticipantes puderam aprender sobre o processamento da cana desde os engenhos, no passado, até as usinas, além de conhecer também a cultura do arroz e a colheita do milho. A visita foi guiada pelo técnico agrícola Lenício José Ribeiro.
Centro de Convivência Amigos Dedicados | Rio de Janeiro (RJ): projeto Eu Ambiental
Os idosos também estão sintonizados com as propostas da SEMEARTE! O Centro de Convivência Amigos Dedicados promove o projeto Eu Ambiental, que incentiva a troca de saberes, o desenvolvimento de ações de sustentabilidade e a construção de uma cultura de respeito à vida e ao meio ambiente.
Casa de Francisco de Assis | Nova Iguaçu (RJ): comemoração do Dia do Indígena
A valorização da cultura indígena é uma temática recorrente no Lar Fabiano de Cristo, fundamental para o desenvolvimento de atividades. A Casa de Francisco de Assis aproveitou para trazer essa discussão para a SEMEARTE como forma de conscientizar as crianças sobre a importância do respeito e da alteridade, tudo através de rodas de conversa e atividades lúdicas.
Casa de Pedro Richard | Rio de Janeiro (RJ): contação de histórias e pintura em parede
A Casa de Pedro Richard aproveitou a chegada de novos coparticipantes para contar a história do personagem-símbolo do Programa Pedagógico Jacaré Poió (PPJP) e mostrar a sua importância para a preservação do meio-ambiente. Depois, a criançada pôde participar da pintura de uma árvore carimbando na parede as mãos coloridas com tinta. A ideia era assumirem, juntos, o compromisso da preservação e do cuidado com o meio ambiente.
Região Sul
Casa de Rodolpho Bosco | Itajaí (SC): apresentações artísticas e atividade de leitura
Como a SEMEARTE também trabalha aspectos artísticos e literários, a Casa de Rodolpho Bosco realizou um trabalho com os coparticipantes a partir do livro Acorda Sá, da escritora Sabrina Viana. Teve leitura, debate, reflexão, aprendizado e muita diversão!
Este é apenas o começo! Em breve teremos muitas outras atividades sobre arte e meio ambiente até a esperada culminância da SEMEARTE, em junho de 2022. É possível saber mais sobre os projetos e programas especiais do Lar Fabiano de Cristo em nossa página de projetos.