Por Felipe Marques e Maira Guimarães
Um dos projetos sociais mais procurados por quem mora no Rio de Janeiro e adjacências é o Aprendiz Integral, que oferece a oportunidade de iniciar o jovem no mundo do trabalho através de uma experiência profissional supervisionada. Em dezembro, o Lar Fabiano de Cristo realizou a contratação de mais 37 jovens para compor a aprendizagem profissional junto a um dos tradicionais parceiros da instituição, o Banco do Brasil.
O projeto Aprendiz Integral funciona assim: o Lar Fabiano de Cristo atua como instituição formadora legalmente qualificada e encarrega-se da formação teórica dos jovens, ensinando os conhecimentos necessários para o exercício da função. Aos parceiros, cabe a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Os jovens que fazem parte do Aprendiz Integral são indicados pelas Unidades do Lar Fabiano de Cristo no Rio de Janeiro e adjacências. As aulas teóricas ocorrem na Casa de Pedro Richard, na Praça Seca.
De acordo com a advogada Maira Guimarães, analista jurídica do Lar Fabiano e ex-aprendiz, o Programa de Aprendizagem é uma ferramenta de inclusão social, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional dos aprendizes, preparando-os para que sejam capazes de atuar de forma assertiva e transformadora na sociedade.
Embora contratar um aprendiz seja um compromisso legal, os benefícios para a empresa e para os jovens são muito maiores. Com a chegada de jovens aprendizes, a empresa ganha com a pluralidade de ideias, inovação, criatividade, novos valores e visões de mundo. Assim, a empresa ganha vantagem competitiva, pois com maior diversidade dentro da organização, há maiores chances de inovação de processos, produtos e serviços. E os jovens ganham a oportunidade de transformar suas realidades.