Por Felipe Marques e Paloma Maulaz
Ao longo de todo o ano, as Unidades do Lar Fabiano de Cristo são estimuladas a realizar periodicamente encontros do Centro de Estudos, uma ferramenta importante de qualificação do trabalho. Realizados mediante o estudo coletivo de assuntos pertinentes e do debate de questões específicas da Casa, os encontros permitem momentos especiais de troca e aprendizado, desdobrando-se em ações como rodas de conversa, workshops e treinamentos.
O mês de janeiro, na instituição, é tempo propício para se olhar para dentro. Os planejamentos estratégicos das Unidades são discutidos e avaliados junto às equipes, que vivenciam momentos importantes de escuta e diálogo com vistas a aprimorar o serviço oferecido aos coparticipantes. Por causa disso, o Centro de Estudos costuma ser prática recorrente nesse período.
A Designer Educacional da Sede do LFC, Paloma Maulaz, explica a relevância do Centro de Estudos e destaca os tipos de assunto que podem ser discutidos nesse espaço de diálogo.
1) Qual a importância do centro de estudos para o trabalho realizado no LFC?
Desde sua fundação, o LFC conta com os momentos de educação permanente para o desenvolvimento pessoal, profissional, interrelacional e coletivo dos colaboradores, que buscam unir “amor e técnica” em suas atividades, o binômio que identifica o trabalho social no LFC. Para que haja a perenidade desta educação, contamos com diversos dispositivos, que atualizamos ao longo do tempo. Um desses é o Centro de Estudos, momento e espaço recomendado para o aprimoramento dos colaboradores e do serviço prestado, visando constantes melhorias.
2) Quais questões devem ser trazidas para este espaço?
Questões como o planejamento estratégico da Casa; propostas dos programas e projetos especiais; casos significativos no contexto das famílias e grupos do SCFV; situações-problema; plataformas e sistemas do LFC; materiais de estudo, dentre outros, podem ser apresentados e refletidos, buscando soluções e alinhamento sobre os procedimentos. Vale lembrar a importância de incluir nesses momentos um espaço especial para Educação do Ser Integral (ESI), que perpassa essa atividade também, podendo haver práticas de harmonização, ou sugestões para o bem-estar dos colaboradores. Ressaltamos que o Centro de Estudos pode ser visto como uma ação do Núcleo de Educação Permanente da Casa. O Nep-Sede visa estimular, também, os encontros entre os Núcleos de Educação Permanente das Casas, o que chamamos “EducAção entre Nep’s”.