Os benefícios à saúde física, mental e emocional proporcionados pelo contato com a música estão sendo cada vez mais evidenciados. No Lar Fabiano de Cristo, atividades de aprendizado de instrumentos musicais e de musicalização estão presentes em diversas Unidades. A Casa de Timóteo, em Boa Vista (RR), por exemplo, oferece aos coparticipantes de 7 a 17 anos uma oportunidade única de aprender e vivenciar a música através da Metodologia Suzuki.
A responsável pela atividade é a voluntária Eunice Montanari, licenciada em música e especialista em pedagogia, musicoterapia e neurociência, atuando como professora de música há 35 anos. Toda semana, durante uma hora, os coparticipantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vivenciam experiências significativas de contato com a música, favorecendo a sensibilidade artística e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
A Supervisora da Casa de Timóteo, Maria Christina Nascimento, e a voluntária Eunice Montanari explicam a relação entre a Metodologia Suzuki e o desenvolvimento de habilidades.
— O Método Suzuki consiste no desenvolvimento de habilidades que formam as virtudes do ser humano. A principal é o caráter. Um segundo ponto básico é que ele, por ser baseado na escuta da língua mãe, nossa língua pátria, nos treina para o desenvolvimento da escuta atenta do outro, e também de nós mesmos, para podermos emitir o som como ele é, com qualidade. A paciência é outra habilidade, porque sem ela não podemos escutar ou mesmo aprender. A humildade em saber ensinar algo que já sabemos a alguém que está no começo ou numa fase anterior a nossa. A generosidade em compartilhar o que temos, o que sabemos e o desejamos. O método Suzuki é conhecido como o método do talento e tem por base a educação e o amor — contam Maria Christina e Eunice.