Nos dias 22 e 23 de outubro, coparticipantes do Lar Fabiano de Cristo disputaram a 4ª etapa do Circuito Hajime de Judô de 2023. No quadro geral de medalhas, a instituição ficou em terceiro lugar, com dezoito pódios — oito ouros, cinco pratas e cinco bronzes. Ao considerar as medalhas conquistadas por atletas com menos de treze anos, o número sobre para 25.
As Unidades que enviaram atletas para a competição foram a Casa de Francisco de Assis, em Nova Iguaçu (RJ), Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ) e Casa de Pedro Richard, no Rio de Janeiro. A 4ª etapa do Circuito Hajime de Judô foi promovida pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ).
Na segmentação da competição por gênero, a equipe feminina do Lar Fabiano de Cristo conquistou o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Na instituição, o judô é uma modalidade esportiva oferecida como uma oficina complementar ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Para executar tal oficina, o LFC conta com o importante apoio da Capemisa Seguradora.
Veja, abaixo, depoimentos e fotos dos judocas do Projeto Ippon do Lar Fabiano de Cristo. As fotos foram tiradas pelos colaboradores do LFC e pela FJERJ.
“Gostaria de estar agradecendo ao Lar Fabiano de Cristo por nos fornecer essa oportunidade de praticar o Judô, um esporte que nos ajuda a aprender a ter responsabilidade, disciplina, entre outras coisas para a vida. Sensei Jefferson, obrigado por nos ensinar cada dia e fazer parte de nossas conquistas. Neste campeonato aprendi que nossa luta começa quando estamos nos treinos, você deve estar se perguntando “como assim”?! Nossa luta começa quando nos esforçamos para aprimorar nossos golpes, defesas, condutas, pesos, entre outras. E, quando ganhamos medalhas ou só a luta, mostramos que tudo aquilo que fizermos valeu, e, sem o Mestre nos apoiando e nos treinando, talvez não conseguiríamos. E, claro, não podemos esquecer que somos uma equipe e se não ajudássemos uns aos outros nada disso teria acontecido. Obrigada família LFC.”
Andreza
Coparticipante da Casa de Pedro Richard, no Rio de Janeiro (RJ)
“Gostaria de agradecer ao Lar Fabiano de Cristo e a Sensei Carina por me proporcionar tal experiência que vou levar para resto da minha vida. Tive o prazer de acompanhar alguns atletas no torneio Hajime e pude ver o resultado de seu trabalho e o resultado do mesmo na vida dessas crianças, adolescentes e jovens. Foi um momento ímpar em minha vida. Poder ver o resultado dos treinos em cada golpe, defesa e principalmente em cada vitória foi lindo. Tenho certeza de que esse momento marcou cada atleta, pois testemunhei momento de empatia para com o outro. O Judô não é só um esporte; é uma transformação social.”
Josiane
Educadora social da Casa de Francisco de Assis, em Nova Iguaçu (RJ)
“Estou muito feliz com a oportunidade que recebi de acompanhar nossos adolescentes no campeonato de Judô. É muito inspirador e gratificante poder observar em cada um deles, sem exceção, comprometimento, responsabilidade, garra, amor e o mais lindo respeito e carinho pelos seus instrutores. Foi encantador assistir a cada luta e perceber a vontade de fazer o melhor, um incentivando o outro e até consolando quando preciso. Esses adolescentes, com certeza, já são grandes pessoas e eu só tenho gratidão e muita alegria por ter participado um pouquinho mais de perto. Obrigada de coração.”
Ana Paula
Educadora social da Casa de Francisco de Assis, em Nova Iguaçu (RJ)
“É com imenso prazer que eu me dedico a cada processo para o campeonato, pois minha satisfação está em ver os olhos de cada aluno brilhar; está em vibrar, torcer, orientar, consolar, sorrir ou chorar nesse momento que é único e incrível. O resultado obtido não seria possível sem a dedicação de toda equipe que faz acontecer. Muito obrigada a cada atleta e colaborador que fez parte dessa conquista, pois ninguém faz nada sozinho.”
Carina
Instrutora de atividade física do Projeto Ippon do LFC
“Quero parabenizar todos atletas que se dedicaram e deram o seu melhor neste campeonato, agradecer aos senseis que estão sempre nos ajudando e toda equipe que vem dando o suporte necessário para a nossa participação no campeonato.”
Angelo
Coparticipante da Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ)