Texto: Felipe Marques
Fotos: Unidades do Lar Fabiano de Cristo
Esta é a segunda parte da série de matérias sobre a III SEMEARTE. Para ver a primeira parte, clique aqui.
No dia 5 de junho, em consonância com o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Lar Fabiano de Cristo celebra o aniversário do Jacaré Poió, personagem autoral da instituição que faz parte do Programa Pedagógico Jacaré Poió. A semana do dia 5 foi escolhida para a celebração da III SEMEARTE, a Semana do Meio Ambiente e da Arte, uma proposta do programa em questão que se desdobra na forma de um percurso nas Unidades do LFC no Brasil inteiro.
Para 2024, o tema norteador da SEMEARTE foi “Mesa farta, festa no Lar: Arte, cultura e agricultura familiar”, uma ampliação do tema do ano passado, “(In) segurança alimentar e nutricional: esse clima não tá legal!”, que rendeu percursos expressivos de descobertas e aprendizados aos coparticipantes.
O objetivo da proposta, de acordo com o documento elaborado pelo Programa Pedagógico Jacaré Poió, foi “formar consciências individuais e coletivas que assumam bons hábitos ambientais e sustentáveis. Para identificar e reconhecer o que nos afeta, instigando a busca pelo conhecimento que alimenta o debate e a reflexão formadora de consciências críticas, tão necessárias à afirmação de uma cidadania ambiental sustentável. Tudo isso numa perspectiva solidária, participativa, reflexiva, autônoma, responsável, protagonista e autoral.”
Veja, a seguir, algumas atividades expressivas que fizeram parte do percurso das Unidades do Lar Fabiano de Cristo durante a III SEMEARTE. As Casas contempladas nesta segunda matéria da série foram: Casa de Eurípedes, em Colinas do Tocantins (TO); Casa de Fernando Melo, em Caucaia (CE); Casa de Francisco de Assis, em Nova Iguaçu (RJ); Casa de Francisco Lamego, em Campos dos Goytacazes (RJ); Casa de Hercílio, em Machado (MG); e Casa de Irmão Palminha, em Governador Valadares (MG).