Texto: Andréa Farias Zapelini e Felipe Marques
Fotos: Jéssica Sulis e Casa de Arnaldo São Thiago
Em 2024, a Casa de Arnaldo São Thiago, em Florianópolis (SC), e a ONG Agência do Bem firmaram uma parceria para o desenvolvimento do Projeto Escola de Música e Cidadania, que oferece aulas e oficinas de temas relacionadas à arte e à cidadania, com foco principal na música, para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O objetivo do projeto é oferecer um ambiente estruturado para que os coparticipantes explorem, discutam e reflitam sobre tópicos como Sustentabilidade, Direitos Humanos, Pluralidade Cultural e outros que contribuam para sua formação humana. Desta forma, é possível estimular a expressão e o potencial criativo por meio da prática de experiências artísticas como a representação teatral, experiências de dança, exercícios de pintura e outras linguagens. Ainda é possível promover a capacidade de resolução de problemas e a inovação, que contribuem para a saúde mental e a autoestima dos coparticipantes.
O curso é formado por oficinas de prática instrumental, teoria musical e oficina criativa que funcionam de forma integrada. As atividades têm por objetivo potencializar a educação cidadã dos coparticipantes, tendo a música como ferramenta norteadora do seu desenvolvimento social e pessoal. No decorrer do semestre, os coparticipantes participarão de uma semana de audições, sendo um momento de troca e apresentação do que foi aprendido ao longo do semestre para o docente e convidados.
A música é capaz de desenvolver uma série de habilidades pessoais e sociais importantes para o indivíduo, tais como a sensibilidade, criatividade, senso crítico, ouvido musical, prazer em ouvir, expressão corporal, imaginação, memória, atenção, concentração, respeito ao próximo, autoestima, enfim, uma infinidade de benefícios são proporcionados por ela.
Atualmente, o projeto beneficia 46 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, todos coparticipantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A duração prevista é de doze meses, podendo ser prorrogado. Realizado em parceria, a Agência do Bem fornece todo material didático, instrumentos musicais, kits para os coparticipantes, apoio para manutenção dos instrumentos, materiais de comunicação, além de custear, selecionar e treinar os educadores. O LFC fornece o espaço, organizará o recital ao fim de cada semestre e garantirá o público para as oficinas.
A Supervisora da Casa de Arnaldo São Thiago, Catia Gomes Brunichili de Souza, destaca a emoção de ser contemplada com o projeto e seu impacto na rotina da Unidade.
— O que falar da Escola de Música e Cidadania na Casa de Arnaldo São Thiago? É algo inexplicável e indescritível, simplesmente sentido com a alma e o coração. Quando chegou, em janeiro de 2024, a proposta para escrever um projeto, confesso que realizamos com muita certeza que iríamos conseguir, e conseguimos! Ao longo destes meses, todas as quartas-feiras vivenciamos a empolgação das crianças chegando com o seu violino ou a sua viola; é encantador e envolvente. Ao passar no corredor e ouvir os acordes destes instrumentos, que cantam e encantam os nossos ouvidos, nossos corações são embalados com a magia da música. Parabéns aos técnicos e, principalmente aos nossos coparticipantes, que tornam a nossa vida mais doce no baile da existência.