Texto: Felipe Marques e Luiza Lima
Fotos: Unidades do Lar Fabiano de Cristo
Durante o mês de agosto, uma das campanhas mais importantes realizadas com abrangência nacional é o “Agosto Lilás”, pelo fim da violência contra a mulher. O Lar Fabiano de Cristo procura sensibilizar colaboradores e coparticipantes, de todas as idades, sobre o assunto, procurando agir de forma protetiva e proativa.
Para Luiza Lima, analista social da Sede Administrativa do Lar Fabiano de Cristo, o “Agosto Lilás” cumpre funções importantes de visibilização do tema, divulgação dos direitos das mulheres e orientação sobre como agir diante de situações de violência.
— O “Agosto Lilás” faz parte do calendário anual de campanhas de conscientização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que propõe a inserção de temáticas relativas aos direitos sociais nas atividades dos serviços, dentre eles o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Este mês, de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, tem como objetivo visibilizar o tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além de orientar sobre o acesso aos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia. A data faz referência à promulgação da Lei Maria da Penha, lei fundamental na proteção da vida das mulheres, que em 2024 celebra dezoito anos de existência.