Na década de 1966, no mesmo local onde opera hoje a Casa de Francisco de Assis, em Austin, havia uma obra social denominada Educandário Jesus de Nazaré, que realizava um trabalho exemplar de amparo a pessoas em situação de vulnerabilidade. Esta obra chegou ao conhecimento de Jaime Rolemberg, então presidente do Lar Fabiano de Cristo, que propôs uma parceria ao casal fundador do Educandário, Hendemburg Mackenzie Córdoba e D. Terezinha.
Em 1966, é implantada a Casa de Francisco de Assis, sob supervisão de Hendemburg. Ao longo de seus quase sessenta anos de história, a Unidade realizou uma série de iniciativas que impactaram profundamente o território, como os “mutirões” (trabalhos comunitários de ampla adesão popular para propiciar reformas ou construções de moradias), uma fábrica de colchões (que produzia tais itens aos coparticipantes), dezenas de oficinas (serralheria, mecânica, artesanatos em couro, datilografia etc.) e o CEEBinho (dispositivo dedicado à formação educacional dos coparticipantes inspirado no Centro de Ensino Eurípedes Barsanulfo).
Mais tarde, a Casa de Francisco de Assis passou à administração direta do Lar Fabiano de Cristo, e é hoje uma das Unidades mais antigas em operação, atuando em uma área que, apesar dos esforços do poder público e das organizações da sociedade civil, continua marcada pela vulnerabilidade social.
José Maciel Thomaz
jose.thomaz@lfc.org.br
A Unidade ainda não possui redes sociais.
Input your search keywords and press Enter.