O Clube de Mídia é um programa desenvolvido para adolescentes e jovens, da faixa etária de 13 a 29 anos, e para idosos das Unidades do Lar Fabiano de Cristo. Procura-se reunir as diferentes gerações e potencializar cada uma delas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o objetivo de integrá-las, através das diferentes áreas de conhecimento, ao mundo digital.
Neste espaço, busca-se oferecer aos coparticipantes oportunidades de pesquisas, estudos e reflexões, realizados em ambientes diversificados, como cursos, palestras, debates, mesas-redondas, seminários, workshops e outras metodologias, sempre orientadas pelos educadores sociais. Desta forma, todos são estimulados à elaboração e ao desenvolvimento de projetos educacionais, culturais, artísticos e de sustentabilidade, experimentando inovações tecnológicas.
A razão principal do Clube de Mídia é procurar incentivar e auxiliar no desenvolvimento das capacidades psicológicas, intelectuais e sociais, para que os coparticipantes possam se apropriar das novas linguagens e técnicas do mundo digital de maneira crítica. Procura-se, assim, que as pessoas possam, elas mesmas, identificar suas próprias trilhas de aprendizagem, formando uma sociedade melhor e mais cidadã, na qual os coparticipantes sejam protagonistas autônomos e responsáveis.
A proposta pedagógica do Clube de Mídia encontra amparo na visão de Johann Heinrich Pestalozzi, pedagogo e educador dos séculos XVIII e XIX, dando atenção às necessidades de cada um, respeitando-se as especificidades de cada uma das faixas etárias e promovendo um processo de educação que se dá de dentro para fora — um conceito contrário à ideia de que a metodologia do ensino é preenchida apenas de informações.
Desde 2015, o Clube de Mídia realiza diversas atividades durante todo o mês de agosto em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12.
Há três anos o Clube de Mídia convoca os poetas e as poetisas do Lar Fabiano de Cristo, sejam colaboradores ou coparticipantes, para expor ao mundo seus poemas e poesias, produzidas especialmente para a ocasião a partir de uma temática. Todas as produções são avaliadas por um júri técnico a partir de duas categorias (colaborador e coparticipante), e as melhores são premiadas.
Desde 2016, todo final de ano é tempo de celebrar, claro, mas também de colocar a mão na massa e estimular os coparticipantes a trabalhar com o audiovisual. As unidades operacionais do Lar Fabiano de Cristo incentivam os jovens a roteirizar, escalar um elenco, filmar e editar um vídeo especial, feito sob medida para o concurso.
Venha conferir os vídeos que as Unidades do Lar Fabiano de Cristo produziram para o Concurso de Vídeos de Natal 2023.
Input your search keywords and press Enter.