Os coparticipantes dos grupos Amor e Harmonia, do ciclo de vida de 0 a 6 anos da Casa de Daniel Neri, em Porto Velho (RO), tiveram a oportunidade de aprender um tema fascinante de um jeito lúdico e interativo: a Robótica. Ao refletir sobre o assunto, é normal que imagens de robôs e alta tecnologia venham à mente, mas é possível trabalhá-lo a partir de fundamentos básicos que estimulam o raciocínio lógico e a imaginação.
A Robótica explora, em grande medida, a resolução de problemas a partir de objetos concretos, e foi este o caminho que as crianças puderam percorrer nesta excelente atividade. A realização em grupos das atividades, característica estruturante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, favorece a socialização das crianças que, juntas, têm a oportunidade de trabalhar na elaboração e no teste de hipóteses diante dos cenários que são oferecidos.
O brincar é uma atividade essencial à formação das crianças, permitindo que elas desenvolvam habilidades cognitivas, motoras e sociais. Na atividade promovida pela Casa de Daniel Neri, foi possível conciliar o desenvolvimento dessas competências com a ludicidade, possibilitando que os coparticipantes aprendam enquanto se divertem com jogos e brincadeiras. Ao produzirem do zero os objetos que foram utilizados na atividade, as crianças têm ainda a oportunidade de praticar tanto a consciência ambiental, utilizando materiais reciclados, como a criatividade, dando asas à imaginação ao construir os mais variados dispositivos sob orientação dos educadores.