Texto: Daniela Menezes / Caíque Barreto de Jesus
Imagens: Camila Costa dos Santos
O curso de cuidador de pessoas idosas que está sendo desenvolvido na Casa de Eugênia, Unidade do Lar Fabiano de Cristo localizada na Comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA), tem gerado um impacto transformador.
Realizado em parceria com a Associação Clube Salutar, a iniciativa é muito mais do que um curso para o mundo do trabalho. É uma ponte que liga as necessidades da comunidade à educação e ao empoderamento. Este curso oferece uma qualificação valiosa para aqueles que aspiram a cuidar de entes queridos ou desejam ingressar em uma carreira de assistência de saúde. Mas sua importância vai muito além disso, pois é um testemunho vivo de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa de transformação de comunidades.
O curso possibilita aos coparticipantes a cuidar de suas famílias, promove a autossuficiência e fortalece os laços sociais. À medida que os cuidadores qualificados emergem da sombra do anonimato, a comunidade do Subúrbio Ferroviário se torna mais resiliente, saudável e pronta para enfrentar os desafios do futuro com esperança e determinação. Esta é uma parceria que não apenas educa, mas também inspira e capacita uma comunidade a escrever sua própria história de vida e sucesso.
Nos recantos muitas vezes negligenciados das grandes cidades, como o Subúrbio Ferroviário, existe uma teia de histórias e vidas, muitas vezes silenciosas e invisíveis. É nessas comunidades que a parceria entre o Lar Fabiano de Cristo e a Associação Clube Salutar encontra seu propósito e brilha como um farol de esperança e mudança positiva na vida de cada partícipe deste riquíssimo momento.
“Agradecemos a Direção do Lar Fabiano de Cristo e aos Dirigentes da Associação Clube Salutar por abraçar esta causa tão nobre!”, diz a Casa de Eugênia.