
Texto: Felipe Marques e Tainah Soares
Fotos: Casa de Mãe Marocas
Como forma de celebrar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em março, a Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ), realizou um passeio cultural à Sede do Clube de Regatas do Flamengo, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ).
A atividade ocorreu no dia 7 de abril e contou com a participação de doze crianças e adolescentes do Clube de Mídia e da Oficina de Educação Física. A Unidade tem desenvolvido, nesta oficina, a prática do futebol e, por meio do esporte, discutido temas como inclusão social, diversidade racial e conscientização.
Durante a visita, os coparticipantes puderam conhecer a história do Flamengo, com destaque especial para sua adesão pela população negra da capital carioca, e compreender melhor a potência do esporte para a transformação das condições de vida.
— Mais do que um passeio, o encontro promoveu uma vivência cultural que reforça valores fundamentais, como trabalho em equipe, perseverança e autoestima. Foi também uma oportunidade para fortalecer sonhos e mostrar que o esporte pode ser um caminho de transformação social — afirmou Tainah Soares, educadora social da Casa de Mãe Marocas.
No Lar Fabiano de Cristo, passeios culturais fazem parte das estratégias da instituição para sensibilização dos coparticipantes, oferecendo a possibilidade de expansão dos horizontes pessoais e de vivências transformadoras. Veja, a seguir, alguns registros fotográficos da visita à Sede do Flamengo.