Articular-se sempre mais e melhor com a rede de serviços públicos é uma das estratégias do Lar Fabiano de Cristo para fazer cumprir a sua missão. Um exemplo dessa postura engajada e proativa ocorreu no dia 31 de agosto na Casa de Rodolfo Aureliano, em Recife (PE), que foi sede da 7ª Feira de Saúde e Cidadania. A Feira, que havia sido interrompida há dois anos por causa da pandemia, é uma oportunidade ímpar para que a comunidade tenha demandas atendidas.
— A execução da feira de serviços está consagrada no calendário da Unidade, pois desde a primeira ação entendemos que é uma forma de legitimar o compromisso com a cidadania, de fortalecer a relação com as políticas públicas e parceiros (as), de aproximar os serviços dos(as) coparticipantes e da comunidade, garantindo o reconhecimento de suas demandas, a reafirmação da instituição perante a comunidade e os órgãos competentes do Recife e região metropolitana — dizem os assistentes sociais da Unidade.
Na oportunidade, coparticipantes e residentes tiveram a oportunidade de usufruir de serviços tais como:
• Inscrição e atualização do Auxílio Brasil;
• Testagem rápida para hepatite, HIV e Sífilis;
• Aferição de pressão e diabetes;
• Solicitação e orientação sobre Divórcio, Pensão Alimentícia, Curatela, Guarda, Investigação de Paternidade, Posse e Propriedade e Direito do Consumidor;
• 2ª Via de Registro de Nascimento, Casamento e Certidão de óbito, Retificação de Registro;
• Design de sobrancelhas e limpeza de pele;
• Água e Luz: Negociação de Débito, Mudança de Titularidade, Solicitação de Tarifa Social, Religação, Análise de Conta e troca de lâmpada;
• E vários outros serviços e benefícios sociais.
O atendimento aos coparticipantes e à comunidade começou às 8h e foi realizado de forma simultânea em vários espaços. Centenas de pessoas foram beneficiadas pelos serviços e tiveram a oportunidade de resolver questões pendentes.
— Na oportunidade, os(as) parceiros(as) agradeceram ao acolhimento dado pela Unidade, ficaram impactados com o efetivo de pessoas em busca dos serviços e elogiaram a organização da feira. A feira de serviços transformou o dia na Unidade sem necessariamente suspender as atividades cotidianas, e o público saiu feliz com problemas que até então buscavam resolução, no entanto, encontravam dificuldades — relatam os assistentes sociais.