Junho, no Lar Fabiano de Cristo, é um mês dedicado em grande medida às discussões e reflexões sobre o meio ambiente no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No dia 14 de junho, às 14h, o Programa Pedagógico Clube de Mídia realizou o evento “Roda de conversa: consumo, meio ambiente e sustentabilidade”, que contou com a presença de convidados especiais de várias instituições acadêmicas fluminenses. A educação ambiental é um tema constante nas ações e projetos do LFC, o que torna necessária uma atualização constante sobre os temas discutidos na roda de conversa.
O evento ocorreu de forma remota via Microsoft Teams com uma presença massiva dos coparticipantes, que puderam participar com dúvidas e comentários sobre o conteúdo apresentado. Vânia Regina Jorge, doutora em Geografia pela FEBF (UERJ/Caxias), falou sobre o papel dessa ciência nas questões ambientais, utilizando uma abordagem humanizada e sensível; Guilherme Furusawa, doutorando em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), explicou o papel da Gestão Ambiental nas discussões sobre preservação do meio ambiente; e Mario Pereira de Almeida, graduando em Geografia na FEBF (UERJ/Caxias) e estagiário no Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), abordou a temática do consumo, destacando como a ação individual pode produzir efeitos muito positivos e importantes no cuidado com o planeta Terra.
No encontro, foi apresentado um documentário produzido pelos jovens do Clube de Mídia da Casa de Rachel, em Itabuna (BA), que registrou as experiências vividas pelos colaboradores da Unidade durante o atendimento às famílias no episódio das enchentes que atingiram a cidade no final de 2021. Os colaboradores relataram os esforços realizados com a ajuda dos parceiros e a importância das doações de anônimos através de campanhas para superar os desafios causados pelas enchentes na cidade.
O mês de junho também foi a vez da culminância da I SEMEARTE, a Semana do Meio Ambiente e da Arte, que ocorreu nos dias 1 e 3. Ao longo do primeiro semestre de 2022, as Unidades foram estimuladas pelo Programa Pedagógico do Jacaré Poió (PPJP) a realizar ações a partir das temáticas da arte e do meio ambiente, procurando refletir sobre questões específicas de cada território onde cada uma das Casas do Lar Fabiano de Cristo atua. Para ver o que ocorreu na culminância, clique aqui.
Os programas pedagógicos do Lar Fabiano de Cristo procuram trabalhar em integração, abordando temas comuns sob variados ângulos. Para o Clube de Mídia, que procura integrar as diferentes gerações ao mundo digital, discutir questões como consumo consciente e sustentabilidade é indispensável, o que justifica a pertinência do evento para a agenda do LFC.
Os resultados da SEMEARTE refletiram, no geral, preocupações locais em relação ao meio ambiente, visto que cada território é afetado de maneira desigual pela crise climática em curso e pelos excessos da ação humana. Veja abaixo alguns trabalhos realizados pelas Unidades do Lar Fabiano de Cristo que espelham essa reflexão.
Veja alguns depoimentos dos participantes da culminância da SEMEARTE:
“É preciso pensar no coletivo e fazer a nossa parte para que sejamos exemplo, e que para quem aprendeu conosco seja exemplo também para outras pessoas… e assim por diante. O meio ambiente agradece pouquinho do que cada um fizer.”
Maria Fernanda C. R. Figuereido, psicóloga da Casa de Francisco Lamego, em Campos dos Goytacazes (RJ)
“Temas muito relevantes que sempre nos incutem reflexão sobre nosso papel de responsabilidade em atuar na preservação do meio ambiente. É importante que entendamos que somos um coletivo. Enquanto pensarmos individualmente, estamos fadados aos problemas ambientais.”
Tainah Soares dos Santos, monitora de informática da Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ)
“Transformar a reflexão em ação. Esse é o nosso maior desafio. Muito bom!”
Elizângela Monteiro Neves, supervisora da Casa de José, em Belém (PA)
“Somos todos responsáveis, precisamos nos conscientizar da nossa responsabilidade com o nosso planeta.”
Denair Moreira de Carvalho, supervisora da Casa de Professor Pastorino, em Goiânia (GO)
“Os jovens adoraram a roda de conversa e já esperam pela próxima…”
Sandeji Alexa, supervisora da Casa de Rodolfo Aureliano, em Recife (PE)