Além de oferecer serviços de proteção social para famílias e indivíduos de todas as faixas etárias, o Lar Fabiano de Cristo promove a inserção ao mundo do trabalho como forma de contribuir para a superação das vulnerabilidades sociais. Um dos projetos com essa finalidade é o Jovens Mensageiros, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que oferece a oportunidade de primeiro emprego para jovens entre 18 e 24 anos.
O projeto Jovens Mensageiros propicia uma experiência profissional supervisionada aos participantes por até dois anos, sendo eles responsáveis por realizar as atividades de movimentação dos expedientes e atender às unidades operacionais. Os Jovens Mensageiros realizam também entrega e coleta dos expedientes que circulam, desde a remessa até o destinatário final. A advogada Maira Guimarães, analista jurídica do Lar Fabiano de Cristo e responsável pela gestão do projeto na instituição, conta como funciona o Jovens Mensageiros e algumas das portas que ele pode abrir na vida dos participantes:
— A parceria foi firmada em 2008, na qual o Lar Fabiano de Cristo, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, inseriu noventa jovens no mercado de trabalho, com idade entre 18 e 24 anos, todos do sexo masculino, com o objetivo de exercerem atividades de mensageiros, bem como a elevação da escolaridade, possibilitando a reestruturação de suas vidas e de suas famílias. No projeto, a expectativa é que os jovens consigam identificar suas habilidades, anseios e desejos para o futuro e, também, traçar planos para conseguir atingir suas metas — conta Maira.
De acordo com a assistente social do Lar Fabiano de Cristo, Tamires Rodrigues, a oportunidade de primeiro emprego traz benefícios que vão além da geração de renda.
— O projeto possibilita aos jovens o contato com o primeiro emprego, contribuindo para além da renda familiar. O objetivo é que os jovens possam ter a experiência profissional, adquirindo conhecimentos e habilidades através das relações de trabalho, permitindo construir estratégias e autonomia, preparando-os para o mundo do trabalho. Essa primeira experiência profissional é uma oportunidade ímpar para os que estão nesse processo de transição do ciclo de vida do adolescente para o tornar-se jovem, aprendendo a gerenciar seus projetos de vida — explica Tamires.
Na terça-feira, dia 10 de maio de 2022, o projeto, que já era operacionalizado no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Erasmo Braga, 115, e em diversas comarcas regionais, implementou um novo posto de trabalho no Fórum de São Gonçalo na cidade homônima, no Estado do Rio de Janeiro. Quatro participantes foram lotados neste Fórum, que passaram a realizar a movimentação de expedientes e atender as unidades operacionais.