Os jovens do Lar Fabiano de Cristo continuam a brilhar nos esportes, desta vez no judô. A cidade de Itabuna (BA) sediou, neste fim de semana (29), a Copa Costa do Cacau, competição que integra o Circuito Baiano de Judô. A Casa de Rachel, localizada no bairro de Jaçanã, deu todo o suporte para que onze coparticipantes participassem da Copa; e dez deles voltaram com medalhas para casa.
Entre trezentos e quatrocentos atletas participaram da Copa, que reuniu pessoas a partir dos quatro anos de idade. Os coparticipantes da Casa de Rachel lutaram com muita garra e determinação e conquistaram, no total, quatro medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze, competindo em seis categorias. Abaixo segue a lista dos atletas e a colocação de cada um deles:
1) Elayne Santos (1º lugar)
2) Ester Maria Santos de Jesus (1º lugar)
3) Vitor Gabriel Lima (1º lugar)
4) Wennys dos Santos (1º lugar)
5) Nicolly dos Santos (2º lugar)
6) Eliseu dos Santos (3º lugar)
7) Junior Vitor (3º lugar)
8) Kaique Souza (3º lugar)
9) Kauã Guilherme (3º lugar)
10) Marcelo Ramos (3º lugar)
11) Ray Augusto (5º lugar)
Para o sensei Rone Montenegro de Araújo, as conquistas no judô cumprem um papel importante de resgate da autoestima e do desenvolvimento de responsabilidade, além de estreitar os laços familiares.
— Alegria de professor não é dinheiro. É igual você plantar uma plantinha e ir acompanhando o crescimento, o dia a dia… e eles foram fantásticos, todos levando a sério o trabalho. A gente usa todo esse ambiente, medalhas, incentivo, isso tudo, para que eles carreguem na vida deles, e que se tornem grandes homens, grandes mulheres. Esse projeto tem mudado a vida dessas crianças, levantado o moral delas, a autoestima delas. E os pais? A alegria dessas pessoas vendo seus filhos ali — relatou Rone.
A prática do esporte faz parte da rotina dos coparticipantes na maioria das Unidades do Lar Fabiano de Cristo, pois a instituição acredita no poder de transformação social dessa ferramenta. Além dos ganhos em saúde e qualidade de vida, as atividades esportivas proporcionam uma oportunidade de desenvolver hábitos de disciplina, foco em objetivos a curto, médio e longo prazo, respeito aos demais e à vida, ganho de autoestima e senso de realização, entre vários outros benefícios pessoais, sociais e familiares.