As judocas Rafaela dos Santos Guedes e Silvana dos Santos Guedes, irmãs coparticipantes da Casa de Mãe Marocas, Unidade do Lar Fabiano de Cristo em Duque de Caxias (RJ), graduaram-se com a faixa preta. A Cerimônia de Outorga de Faixas foi realizada no dia 10 de dezembro pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ).
Este resultado expressivo é fruto de um longo processo de dedicação ao esporte que começou quando as duas eram pequenas — Rafaela tinha treze anos quando se tornou coparticipante da instituição, e Silvana tinha dez; hoje, Rafaela tem 26 e Silvana, 25. Este percurso de sucesso contou com a presença da Capemisa Seguradora, apoiadora do Projeto Ippon no Lar Fabiano de Cristo, que arcou com parte dos custos envolvidos nas taxas administrativas, nas avaliações e nos cursos necessários para a obtenção da faixa preta.
Abaixo, seguem os depoimentos das judocas Rafaela e Silvana e dos instrutores de atividade física Jefferson e Carina.
“Quero agradecer a todos do Lar Fabiano de Cristo, à Casa de Mãe Marocas, à mantenedora do Projeto Ippon e todos os envolvidos por terem me ajudado e me incentivado nessa caminhada. O dia dez de dezembro fica marcado na minha história ao conseguir conquistar minha tão sonhada faixa preta. Foi um ano de muito trabalho e dedicação sou muito grata aos meus senseis Jefferson e Carina por tudo que vem fazendo. Sei que ninguém vence sozinho e serei sempre grata a todos que me ajudaram e me deram força para lutar e conquistar.”
Rafaela
Coparticipante da Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ)
“Depois de doze anos de esforço eu consegui finalmente conquistar a faixa preta. Quero agradecer a todos os envolvidos que me ajudaram a realizar esse sonho. Isso não seria possível sem o apoio de todos.”
Silvana
Coparticipante da Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ)
“Neste ano de avaliação consegui acompanhar de perto a evolução delas; no início, a primeira prova avaliativa tinha como objetivo identificar se elas estariam aptas a continuar no programa. Através de muito estudo, repetições e do conhecimento teórico, conseguiram passar na prova inicial e chegaram bem-preparadas para os módulos buscando sempre lapidar os movimentos e refinar os seus conhecimentos dentro dos módulos e nos treinos. Sinto-me muito feliz em fazer parte, de alguma forma, desse sonho que elas conseguiram realizar através desse investimento aproveitando a oportunidade que o Lar Fabiano e a Capemisa Social fornecem. Fica aqui meu agradecimento a todos por confiarem no nosso trabalho por saberem que elas chegaram ali com ajuda de toda a equipe dedicada e do nosso conhecimento aplicado!”
Jefferson
Instrutor de atividade física do Projeto Ippon
“Quando iniciei a minha trajetória no judô, eu queria chegar à faixa roxa e, ao conquistar, comecei a sonhar com a faixa preta. Ao alcançar, eu não imaginava o próximo passo seria tão gigante e que, em um futuro próximo, eu teria a oportunidade de continuar o trabalho dos senseis anteriores e ajudar a trilhar esse mesmo sonho. Rafaela e Silvana me deram essa brilhante oportunidade, fizeram ser possível, se dedicaram com afinco, não desanimaram e seguiram cada passo com muita determinação. Cada dificuldade era vista como um desafio por toda equipe e familiares; juntos, conseguimos. Juntos, não formamos só uma equipe, mas sim uma família. Juntos, alcançamos e realizamos sonhos, transformamos trajetórias, formamos atletas faixa preta dentro e fora dos tatames. E, com muito orgulho, parabenizo e agradeço a cada um que tornou isso possível.”
Instrutora de atividade física do Projeto Ippon
“A família, composta por dois adultos (pai e mãe) e oito filhos, foi inscrita no ano de 2010. Todos os membros foram incluídos nos serviços e programas da Unidade, apresentando interesse e participação assídua. Eram chamados carinhosamente de “família Guedes” pelo fato de que quase todos os filhos tinham talento para o esporte, principalmente para o judô. Nas competições, sempre se destacavam como os melhores. Ficamos felizes por mais uma família atendida e promovida através de um trabalho em conjunto, com muito esforço e dedicação. Agradecemos também aos instrutores Carina e Jefferson e toda a equipe técnica da Casa de Mãe Marocas e do Lar Fabiano de Cristo.”
Supervisora da Casa de Mãe Marocas