Nos dias 1 e 3 de junho, os colaboradores e coparticipantes do Lar Fabiano de Cristo celebraram a culminância da 1ª SEMEARTE, a Semana do Meio Ambiente e da Arte, ideia lançada como proposta pelo Programa Pedagógico Jacaré Poió para o primeiro semestre de 2022.
De janeiro a junho, as Unidades foram convidadas a promover ações e atividades que tivessem como tema as relações sempre pertinentes entre arte e meio ambiente, com destaque para iniciativas que trabalhassem a tomada de consciência em relação ao momento do planeta e que pudessem oferecer soluções locais aos problemas enfrentados pelos territórios. Para ter um gostinho do que as Unidades fizeram ao longo do semestre, clique aqui.
A culminância da 1ª SEMEARTE, que pretendeu conhecer e comemorar os resultados obtidos, ocorreu em dois momentos: no dia primeiro de junho, quarta-feira, a veterinária e founder do Programa de Veterinária Sistêmica no Brasil e no exterior Carla Soares conversou com as Unidades do Lar Fabiano de Cristo sobre o tema “Meio ambiente: por que cuidar?”, em um misto de palestra e vivência. Os coparticipantes foram, claro, convidados a acompanhar a fala de Carla e ainda participaram com perguntas e comentários.
No dia 3 de junho, sexta-feira, foi a vez das Unidades tomarem a palavra e compartilharem o resultado das ações realizadas no último semestre, relatando como a pesquisa e o envolvimento intenso com questões ambientais mudou não só a rotina das Casas, mas principalmente os envolvidos nesse trabalho. Veja abaixo algumas fotos da culminância da 1a SEMEARTE:
Os resultados da SEMEARTE refletiram, no geral, preocupações locais em relação ao meio ambiente, visto que cada território é afetado de maneira desigual pela crise climática em curso e pelos excessos da ação humana. Veja abaixo alguns trabalhos realizados pelas Unidades do Lar Fabiano de Cristo que espelham essa reflexão.
Para Ângelo Reis, coordenador do Programa Pedagógico Jacaré Poió, o legado da SEMEARTE será não só informar e conscientizar, mas gerar novos hábitos de cuidado com o planeta.
— Meu sentimento é de integração, pertencimento. A SEMEARTE foi uma ideia agregadora, fortalecedora de vínculos pelas realizações e pelos relacionamentos. Sinto ser esse um dos princípios que a assistência social dentro do SCFV tem. As Casas nos ajudam a olhar com outros olhos suas ações. Elas indicam possibilidades. A SEMEARTE abre potente campo de informações e gera novos hábitos (mentais, emocionais, comportamentais) — relata Ângelo.
Veja alguns depoimentos dos participantes da culminância da SEMEARTE:
“Feliz em poder fazer parte desses momentos em que percebemos que o nosso trabalho é muito importante para o planeta.”
Eliane Penaforte, supervisora da Casa de Joana de Ângelis, em Manaus (AM)
“Estamos de mãos dadas nessa linda caminhada da preservação e arte!”
Mariana Ximenes, educadora social da Casa de Pedro Richard, no Rio de Janeiro (RJ)
“Que possamos acolher e cuidar da Mãe Terra. Gratidão por esse momento amigas e amigos de Fabiano.”
Elizangela Monteiro Neves, supervisora da Casa de José, em Belém (PA)
“Agradecemos por esse momento tão importante tão pertinente de muitas reflexões e trocas. Sentir essa emoção em respeito a mãe terra. Obrigada a toda a equipe do LFC que traz para nós esse momento tão rico.”
Avani Nascimento de Magalhães, supervisora da Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ)
“Recado da Mãe Natureza: Filhos amados, escrevam nas minhas páginas, mas não as rasurem para que as próximas gerações possam me alcançar. Gratidão!”
Antonia F. Souza Ferreira, supervisora da Casa de Lívia, em Planaltina (DF)
“Que a mãe natureza nos acolha e nos faça fertilizar cada vez mais!”
Celeste Seara, supervisora da Casa de Rachel, em Itabuna (BA)
“Estamos felizes por estar participando e aprendendo! Honrada por fazer parte desta grande família que é o Lar Fabiano de Cristo.”
Christiane Pereira Vasconcelos, encarregada administrativa de projetos da Casa de Virgínia Smith, em Fortaleza (CE)