A ideia da criação do Lar Fabiano de Cristo foi lançada em 1958 pelo professor Carlos Juliano Torres Pastorino, homem de vasta cultura e elevados princípios morais, que juntamente com um grupo de pessoas devotadas ao bem desejava criar uma instituição voltada para a proteção e promoção humana.
Fundada em 8 de janeiro do mesmo ano, sob a inspiração Cristã-Espírita, a obra tem como patrono e modelo o amorável Fabiano de Cristo, religioso da Ordem dos Frades Menores, português de origem, que veio para o Brasil muito jovem, e cuja vida religiosa, dedicada aos pobres e enfermos, transcorreu no Rio de Janeiro até seu falecimento em 1749.
Entre o grupo de fundadores, figuram, dentre outros, o próprio Carlos Juliano Torres Pastorino, Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco, Jorge Andréa dos Santos, José Hermógenes de Andrade Filho e Jaime Rolemberg de Lima, homem dotado de grande carisma e dedicação, e a quem coube a tarefa de implantar a obra, arrebanhando os primeiros colaboradores e traçando as diretrizes fundamentais ao seu funcionamento.
A proposta inicial da obra era acolher crianças sem lar, mas logo tornou-se evidente a necessidade de ampliar o escopo do trabalho para atender também a família e o idoso em situação de vulnerabilidade e risco social.
Visando atender à grande demanda e expandir o trabalho social para todo o Brasil, Jaime Rolemberg de Lima, com sua vocação empreendedora e visão humanística, criou no LFC um departamento que denominou “Caixa de Pecúlio Mauá”, para operar no ramo da previdência. Com o sucesso do empreendimento, em 1960 ele se desmembrou constituindo nova pessoa jurídica e ao final da década de 1970 o Lar Fabiano de Cristo já se fazia representar nas cinco regiões brasileiras, operando seus programas promocionais através de 37 filiais.
Em seu processo de desenvolvimento, a Caixa de Pecúlio Mauá passou por outras denominações e formas de organização e hoje se desdobra no Capemisa Instituto de Ação Social, mantenedor do LFC, na Capemisa Seguradora de Vida e Previdência operadora dos planos previdenciários, e na Capemisa Capitalização, que opera no ramo da Filantropia Premiável, beneficiando diversas entidades sociais.
O modelo pioneiro criado por Jaime Rolemberg de Lima sedimenta a promissora ideia de que o desenvolvimento humano deve caminhar ao lado do crescimento econômico e assim tem sido na obra de Fabiano de Cristo.
Ao longo de mais de sessenta anos, o Lar Fabiano de Cristo vem construindo e inovando seu modelo, desenvolvendo metodologias próprias que impactam a vida de milhares de pessoas. Apenas nos últimos dez anos (2011-2020), o LFC atendeu uma média anual de trinta mil pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
Mais do que um sonho e uma vontade de cuidar, o LFC é a consolidação de um projeto social cuja tradição é servir ao próximo, acolhê-lo, protegê-lo e fortalecê-lo para a autossuperação.
Centrado no modelo de assistência promocional à família, o LFC atua proativamente nas causas das vulnerabilidades, e acreditando no potencial dos seres humanos para o progresso e para o bem, incentiva as mudanças necessárias para que todos possam, pelo esforço próprio, viver com dignidade e harmonia.
* A espiritualidade e a obra de Fabiano, p. 25.
Input your search keywords and press Enter.