No último dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 26 anos de existência, tendo sido instituído pela Lei 8.069 de 1990. O documento regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes e embasa várias políticas públicas nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.
A Casa de Renato, em Nova Iguaçu (RJ), realizou no dia 13 uma atividade no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com os coparticipantes do Programa Pedagógico Clube de Mídia sobre o ECA. Os jovens elaboraram um cartaz informativo com os direitos e deveres das crianças e adolescentes estabelecidos no Estatuto e também confeccionaram uma árvore sobre o tema.
Além de aprender sobre o conteúdo do ECA, os coparticipantes tiveram a oportunidade de discutir temas de interesse do ciclo de vida do qual fazem parte. Os momentos de socialização e de troca de saberes são um dos pontos altos da proteção social proporcionada pelo SCFV no LFC, e a interação social das atividades contribui para que os jovens exercitem importantes habilidades sociais, como a escuta, o diálogo e a postura diante de divergências.