Por Carlos Tenório
O Programa Pedagógico Clube de Mídia promoveu na segunda-feira, 26 de junho, às 10h, um encontro virtual em comemoração aos 10 anos de existência, com transmissão através da Plataforma Teams.
O evento foi produzido e apresentado pelo Coordenador do Clube de Mídia, Carlos Tenorio, que apresentou um vídeo contando a história do Programa, desde a sua criação em junho de 2013, concebido para atender aos coparticipantes de 13 a 15 anos em todas as Unidades do Brasil na ocasião do Fórum Nacional de Educadores Sociais do Lar Fabiano de Cristo.
A seguir, a palavra sempre muito oportuna e estimuladora da Diretora-Presidente Regina de Oliveira:
— Eu vejo, através do trabalho do Clube de Mídia, e que deveria fazer parte de toda a juventude, a ação edificante. Direcionar nossas ações sempre dentro da perspectiva da retidão, da justiça e da fraternidade. O que não é nada mais, nada menos do que aprender a amar. Fazer tudo o que nós fizermos, colocando o amor, o respeito e a dignidade. Aprender a amar! — disse Regina na oportunidade.
Na programação houve também a participação do convidado Mario Pereira de Almeida, licenciando em Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) com o tema “A Geografia e os avanços tecnológicos em 10 anos”; de Paloma Maulaz, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente-Sede, com o tema “Malala Yousafzai, uma jovem defensora da Educação e da Paz”; e de Eliane Tovar, responsável pelo Programa Especial Nutre&Educa, com o tema “A tecnologia e os avanços da nutrição, alimentação e saúde”.
Um ponto alto do encontro foram os depoimentos dos protagonistas de ontem e os de hoje dos Clubes de Mídia das Casas de Pedro Richard, no Rio de Janeiro (RJ), Francisco Lamego, em Campos dos Goytacazes (RJ), Clara de Assis, em Natal (RN), e Arnaldo São Thiago, em Florianópolis (SC), razão do encontro comemorativo. Houve ainda dança e música tradicionais do São João, trazidas pelos jovens da Casa de Odin de Araújo.
O evento contou também com a participação de Cleidy Nascimento, professora e ex-educadora do Clube de Mídia da Casa da Fraternidade, em Três Corações (MG), hoje voluntária da Unidade, encerrando com muita emoção o encontro, com sua linda voz e violão.
O encontro envolveu mais de 300 pessoas, entre adolescentes, jovens, idosos, educadores supervisores e outros colaboradores. Todo este trabalho só foi possível graças à colaboração dos processos Orientação e Acompanhamento Social, da Comunicação Institucional e da Tecnologia da Informação.