Entre 30 de novembro e 19 de dezembro, o Lar Fabiano de Cristo promoveu a 1ª Mostra de Teatro, uma iniciativa pedagógica que buscou proporcionar aos coparticipantes dos grupos de artes cênicas uma experiência real de apresentação para o público. Os jovens atores são oriundos das Casas de Francisco de Assis, em Nova Iguaçu (RJ), Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ), Pedro Richard, no Rio de Janeiro (RJ), Renato, em Nova Iguaçu (RJ) e André Luiz, em Passa Quatro (MG). Os coparticipantes do Polo Júlio Forain, em Belford Roxo (RJ), tiveram a oportunidade de participar como espectadores.
As peças, cujos cartazes podem ser vistos abaixo, foram totalmente montadas pelos grupos de teatro das referidas Unidades e discutem temas como diversidade, infância e luto. Além disso, em quatro das cinco peças apresentadas os próprios educadores e instrutores de teatro escreveram os roteiros. A composição dos cenários, da sonoplastia, do figurino e da maquiagem também ficou a cargo dos educadores e coparticipantes, que realizaram, juntos, trabalhos criativos primorosos. Toda a equipe das Casas se envolveu e contribuiu para o resultado final. Ao todo, mais de seiscentas pessoas assistiram às apresentações.
Para o coordenador da 1ª Mostra de Teatro do Lar Fabiano de Cristo, o pedagogo Luiz Henrique dos Anjos, o teatro realizou uma verdadeira imersão na imaginação tanto para os coparticipantes atores como para o público que os acompanhava:
— Foram dias em que a arte da interpretação, da sensibilidade e do senso estético levou todo o público para o fantástico mundo da imaginação através da linguagem teatral — contou Luiz Henrique.
Veja, abaixo, a galeria de fotos das apresentações:
Casa de Francisco de Assis
Peça “Juci” | Apresentada em 30 de novembro de 2022
Casa de Mãe Marocas
Peça “No quarto de Luiza” | Apresentada em 1 e 8 de dezembro de 2022
Casa de Pedro Richard
Peça “O mistério de Feiúrinha” | Apresentada em 7 de dezembro de 2022
Casa de Renato
Peça “Nas nuvens” | Apresentada em 12 de dezembro de 2022
Casa de André Luiz
Peça “Um país chamado Brincolândia” | Apresentada em 19 de dezembro de 2022