O Lar Fabiano de Cristo vai inaugurar, em breve, no município de Queimados (RJ), uma instituição de longa permanência para pessoas idosas (ILPI), chamada Casa de Marechal Mattos, que irá oferecer Proteção Social Especial a pessoas na terceira idade em situação de vulnerabilidade social.
A reinstalação desta Unidade, que atuou no município por mais de quatro décadas, era um sonho do LFC e está sendo possível graças à parceria com a Capemisa Instituto de Ação Social, cuja Presidente, Janete Figueiredo, não tem poupado esforços para que este sonho se torne realidade.
A Casa de Marechal Mattos terá como gestora Inamar Pestana dos Reis Tavares, que tem ampla experiência no serviço de Proteção Social Básica e Especial à pessoa idosa.
Com o objetivo de dar conhecimento sobre o trabalho a ser reiniciado pelo LFC e solicitar o apoio para ampliação do mesmo, a diretora-presidente do Lar Fabiano de Cristo e a gestora da futura ILPI realizaram, no dia 27 de julho, uma visita à Secretária Cristiane Lamarão, responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pela Secretaria da Terceira Idade.
A Prefeitura Municipal de Queimados tem uma secretaria dedicada especialmente à terceira idade, o que revela a preocupação do Município com o segmento. Para Regina de Oliveira, a visita propiciou a abertura de um diálogo que poderá resultar em esforços conjuntos para ampliar o projeto proposto.
— Fomos muito bem recebidos pela Secretária Cristiane Lamarão, e sua valiosa equipe, e tivemos a oportunidade trocar ideias importantes acerca do serviço de proteção à pessoa idosa no município. A reativação da Casa de Marechal Mattos em Queimados é motivo de júbilo para o LFC, pois amplia a sua capacidade de atendimento e resgata uma história de quase meio século de assistência à pessoa idosa no município — conta Regina.