Anualmente, no segundo semestre, o Programa Pedagógico Clube de Mídia realiza o Concurso de Poesias, uma iniciativa que busca valorizar a sensibilidade e a vocação poética dos coparticipantes e colaboradores da instituição. Um tema é eleito como eixo norteador das produções, que precisam ser originais, ou seja, escritas especialmente para a ocasião. Em 2022, o tema escolhido foi “O Protagonismo dos Jovens e os Impactos para vencer a pandemia”.
O concurso divide-se atualmente em duas categorias: Jovem Clube de Mídia, destinada aos coparticipantes que tomam parte nas atividades do programa; e Colaborador, para os funcionários do Lar Fabiano de Cristo. As poesias são avaliadas por uma comissão técnica julgadora composta por colaboradores de diversos setores da instituição, e os vencedores ganham prêmios como forma de agradecimento pela participação no concurso.
Para o Coordenador do Programa Pedagógico Clube de Mídia, Carlos Tenório, o contato com a poesia permite ao ser humano se conectar com a sua parte mais essencial.
— Vivemos numa sociedade em que todas as nossas ações são em busca da felicidade. A arte, a literatura e a poesia, especificamente, são ferramentas importantes que nos conectam com o sentimento e com os valores intrínsecos do Ser, facultando-nos o encontro com nossa essência espiritual, condição fundamental para este estado de felicidade. Por esta razão este Concurso é de enorme relevância — explica Carlos Tenório.
Em 2022, a coparticipante da Casa de Odim de Araújo, em Bayeux (PB), Micheline Bárbara de Carvalho, venceu na categoria Jovem Clube de Mídia com a poesia “Sejamos protagonistas dessa Nação”. Na categoria Colaborador, Lívio Teixeira, da Casa de Pedro Richard, no Rio de Janeiro (RJ), venceu com a poesia “O sonho de cada dia”. Leia ambos os poemas abaixo.
Veja, abaixo, as poesias vencedoras das edições anteriores (clique para ampliar).