No dia 15 de maio o Brasil comemora o Dia do Assistente Social, data em que foi publicado, em 1962, o Decreto 994/62, que regulamentou a profissão do assistente social em território nacional, além de possibilitar a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Serviço Social.
Por causa disso, maio é um mês de celebração no Lar Fabiano de Cristo. Desde 2017, o LFC promove a Semana do Trabalhador Social (SERSOL), evento que tem como objetivo refletir teórica e afetivamente sobre o trabalho social desenvolvido na instituição. O SERSOL tem como público-alvo não só os assistentes sociais, mas toda a equipe das Casas, envolvendo pedagogos, educadores, orientadores técnicos, assistentes administrativos, supervisores e muito mais.
Em 2022, o LFC quis refletir sobre o legado dos eventos anteriores e oferecer um espaço de escuta afetiva no qual os colaboradores das unidades operacionais pudessem se expressar e ser acolhidos. Por causa disso, nada melhor do que trazer como assunto norteador o ritual social cotidiano de “tomar café” e “bater papo”, criando um momento de fortalecimento de vínculos entre os colaboradores. Com o título “Ciranda Café: reunir, repartir, rexistir: a reconstrução de significados”, o evento aconteceu no dia 12 de maio, das 9h às 11h via Microsoft Teams, e reuniu os colaboradores dos quatro cantos do Brasil.
O ponto alto do VI SERSOL foi a realização de uma dinâmica em que os participantes foram divididos em cinco salas virtuais, cada uma dedicada a uma edição anterior do SERSOL. O objetivo foi discutir questões trabalhadas nos eventos anteriores, procurando compreender que legado as edições de 2017 a 2021 deixaram para as unidades operacionais.
O SERSOL é uma construção coletiva do Lar Fabiano de Cristo, no qual participam assistentes sociais, pedagogos, coordenadores de projetos e muitos outros, que se irmanam em um trabalho inter e multidisciplinar. Para Adriane Mendes, coordenadora do grupo de trabalho do VI SERSOL, o evento foi uma oportunidade única de reencontros, aprofundamentos e acolhimento.
— Percebemos a necessidade de voltar nossos olhos para nossos próprios pensamentos e conversas, de reconectar com todo o percurso até aqui percorrido e apresentá-lo aos companheiros, pois muitas Unidades tiveram trabalhadores novos, assim como novos supervisores. Quando propomos espaços coletivos, temos a clareza de que o protagonismo de cada um é necessário para a construção de sua própria realidade e da realidade do outro; e quando convidamos para a roda, lembramos que as relações são dinâmicas, nos motivam a superar formas e maneiras enrijecidas de lidar com o outro, envolvendo-o na maior empatia possível: daí nossas rodas de conversas, rodas de danças, roda de amigos. Assim, o SERSOL 2022 foi um momento da simplicidade da ação, da contribuição de cada um e da oportunidade maravilhosa chamada vida, que acontece aqui e agora — contou Adriane.
Veja abaixo alguns depoimentos dos colaboradores participantes das unidades operacionais do Lar Fabiano de Cristo:
“Refletir sobre aquilo que nos define, pensar qual o nosso propósito, seja ele individual e/ou coletivo é importantíssimo, visto que há essa necessidade de se ver essencial em cada processo de nossa existência. Isso nos permite compreender a nossa importância e também a importância do outro, dando-lhe o verdadeiro respeito e valor.”
Edileide Marques Fernandes Gomes
Educadora social da Casa de Clara de Assis, em Natal (RN)
“O SERSOL desde o primeiro momento se mostrou um espaço de acolhimento e reconhecimento, nos sentimos envolvidos em um abraço muito carinhoso e amoroso. Gratidão!”
Norma Suely de Souza Carvalho
Supervisora da Casa de Rodolpho Bosco, em Itajaí (SC)
“Quero aproveitar para deixar pra vocês o meu contentamento e admiração pelo conteúdo que foi compartilhado! Parabéns! Sensível, rico e tão pertinente com o nosso trabalho.”
Rosangela Andrade Gomes
Assistente Social do Centro de Convivência Amigos Dedicados, no Rio de Janeiro (RJ)
“Como é bom estar com vocês, pensar, sentir e vivenciar os momentos do SERSOL de maneira poética e carinhosamente acolhedora.”
Regina Coele Bezerra Moreira
Supervisora da Casa de Virgínia Smith, em Fortaleza (CE)
“Muita riqueza de conhecimento neste encontro… Parabéns a todos profissionais do Serviço Social!!!”
Hermínia Souza Silva
Assistente social da Casa de Timóteo, em Boa Vista (RR)