Texto: Jéssica Sulis Binkowski, Barbara de Castro Batista, Luzamir Pereira, Luiza Gutteres Lima, Bruna Marçal
Fotos: Unidades do Lar Fabiano de Cristo
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é a principal atividade desenvolvida no Lar Fabiano de Cristo, sendo este tipificado pela Política de Assistência Social. A Política de Assistência Social atua através de níveis de complexidade, que são a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial. O SCFV faz parte da proteção social básica e busca prevenir o agravamento de situações de risco social e vulnerabilidades.
O serviço ocorre por meio de grupos divididos por ciclo de vida, com o intuito de proporcionar momentos de troca de experiências, fortalecimento das relações familiares e comunitárias, valorização das trajetórias e vivências pessoais, e identificação das potencialidades de cada indivíduo. No LFC, a equipe técnica e os educadores sociais que conduzem as atividades dos grupos buscam promover um espaço de diálogo para a resolução de conflitos e divergências; escuta; decisão e produção coletivas; reconhecimento e nomeação das emoções; valorização das diferenças; e construção de novos projetos de vida.
Segundo a Resolução CIT nº 01/2013, prioritariamente o SCFV deve atender as seguintes situações: isolamento; trabalho infantil; vivência de violência e/ou negligência; fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos; em situação de acolhimento; em cumprimento de Medida Socioeducativa em meio aberto; egressos de medidas socioeducativas; situação de abuso e/ou exploração sexual; com medidas de proteção do ECA; crianças e adolescentes em situação de rua; e vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência.
O Lar Fabiano de Cristo desenvolve seu trabalho protetivo com base em um conjunto de fundamentos filosóficos que orientam o pensamento e a ação de toda a instituição. Através dos percursos do SCFV, além de abordar os eixos estruturantes previstos para cada ciclo de vida, a instituição complementa suas ações com programas autorais voltados para a educação ambiental, educação alimentar e nutricional e inclusão digital. A instituição também realiza oficinas estratégicas para incentivar a participação dos coparticipantes. Estas oficinas, que envolvem esporte e lazer, arte e cultura e tecnologia, promovem reflexões de forma lúdica e descontraída sobre os temas abordados no SCFV. Assim, para garantir a participação nas oficinas e programas, é necessário que os coparticipantes também estejam envolvidos nas atividades do SCFV.
Além disso, a execução do SCFV no LFC está diretamente alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU). Os ODS são uma agenda global criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover o desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica e ambiental. Essa sintonia se expressa especialmente nos objetivos relacionados à promoção da inclusão social, redução das desigualdades, e fortalecimento das comunidades, visto que tanto o SCFV quanto os ODSs compartilham o objetivo comum de construir uma sociedade mais justa, equânime e sustentável.