Texto: Inamar Pestana dos Reis, Rebecca dos Santos Silva, Felipe Marques
Fotos: Inamar Pestana dos Reis, Leize Bazeth e Edmar Freire
O Polo José Sabino, Unidade do Lar Fabiano de Cristo vinculada à Casa de Marechal Mattos, em Queimados (RJ), realizou no dia 16 de abril o percurso artístico-cultural “Arte para todos”. Na oportunidade, recebeu familiares dos coparticipantes, indivíduos da comunidade e outras instituições do território e apresentou as atividades realizadas na Unidade, com destaque para as propostas de 2024 dos programas complementares do LFC, além de oferecer uma programação especial ao longo do dia.
No início dos trabalhos, todos participaram de uma conversa na qual foi apresentado o Centro Operacional de Atenção à Pessoa Idosa (COAPI), formado por três Unidades, a Casa de Marechal Mattos, o Polo José Sabino e o Polo Janete Figueiredo, que se localizam no mesmo endereço no município de Queimados (RJ). O Polo José Sabino desenvolve Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para as pessoas idosas.
A seguir, a Coordenadora do Programa de Saúde da Pessoa com Deficiência, Shirley, realizou uma atividade sobre cultura regional e sobre os povos originários, envolvendo todos os presentes com vivências musicais. O assistente social Edmar desenvolveu ação de contação de histórias sobre a lenda da vitória-régia; a nutricionista Alessandra contou a lenda da mandioca em um dos canteiros onde há um modesto plantio, destacando os valores nutricionais do alimento.
Para completar a série de atividades, uma das coparticipantes, Raimunda, explicou a diferença entre a mandioca e a macaxeira; um dos parentes de um acolhido Casa de Marechal Mattos, ainda, realizou uma apresentação sobre o assunto. Houve também degustação de aipim cozido com manteiga e passeio pela exposição de artes com quadros e outras peças confeccionados na oficina de artesanato. Os presentes puderam participar também de uma pintura interativa de uma tela de vitória-régia.
Com esta atividade, o COAPI reitera sua missão de oferecer proteção básica e especial, envolvendo coparticipantes, familiares, o poder público e o território em ações socioeducativas, e demonstra a importância da convivência fraterna como ferramenta de fortalecimento de vínculos e de garantia de direitos.
Veja, a seguir, alguns registros fotográficos representativos: