Projeto de horta orgânica e agroecológica Mãozinha Verde, financiado pela Braskem, começa as atividades na Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ)
28/04/2023
Felipe Marques
A Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ), foi uma das selecionadas no “1º Edital Braskem: Projetos que Transformam” com um projeto de horta orgânica e agroecológica chamado “Mãozinha Verde”, uma das oficinas do Programa de Educação Alimentar e Nutricional Nutre&Educa do Lar Fabiano de Cristo. Em março, as atividades do projeto tiveram início na Unidade.
O projeto Mãozinha Verde realizado na Casa de Mãe Marocas tem beneficiado 170 pessoas, sendo 130 crianças e adolescentes (de 6 a 15 anos) e 40 mulheres (de 18 a 60 anos ou mais), e tem a previsão de ocorrer até fevereiro de 2024. A cada semana, os participantes têm a oportunidade de aprender não só a teoria como a prática do cultivo orgânico de uma horta, mas também desenvolver importantes habilidades pessoais e sociais.
A execução do Mãozinha Verde fica a cargo da coordenadora do projeto, Avani Magalhães, da educadora social Letícia França, do horticultor Marlon Belo, da orientadora técnica Valéria Oliveira e das assistentes sociais Talita Passos e Thaina de Sousa. A nutricionista e coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional Nutre&Educa Eliane Tovar também auxilia na organização e no planejamento das atividades.
Veja, abaixo, alguns registros significativos das atividades desenvolvidas em março e abril pelo projeto Mãozinha Verde: