Projeto Mãozinha Verde, desenvolvido na Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ), realiza vivência e conclui parceria com a Braskem
12/04/2024
Felipe Marques
Texto: Rebecca dos Santos Silva e Felipe Marques Fotos: Carla Alves, Eliane Tovar, Renata Santos e Elaine Barriolo
No dia 3 de abril, o projeto Mãozinha Verde, desenvolvido na Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ), realizou um percurso vivencial em que foram apresentados resultados expressivos conquistados junto aos coparticipantes — crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas.
Desenvolvido em parceria com a Braskem entre março de 2023 e fevereiro de 2024, o projeto Mãozinha Verde realizou atividades de educação alimentar e nutricional e de horticultura orgânica, beneficiando 170 pessoas, sendo 130 crianças e adolescentes (de 6 a 15 anos) e 40 mulheres (de 18 a 60 anos ou mais).
As crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da agricultura familiar, de desenvolver hábitos de alimentação saudável, de exercer o protagonismo e de adquirir conhecimentos e valores de forma lúdica e interativa, além de fortalecer a saúde mental e emocional. Os alimentos colhidos na horta foram utilizados para o consumo da própria Unidade e distribuídos para as famílias, de acordo com a avaliação e decisão do grupo, garantindo uma alimentação livre de agrotóxicos e conscientizando os coparticipantes sobre o direito à alimentação saudável.
O Mãozinha Verde é uma oficina do Programa de Educação Alimentar e Nutricional – Nutre&Educa do Lar Fabiano de Cristo. Suas ações são realizadas de forma complementar às ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e integrada aos demais programas e dispositivos da instituição, Programa Jacaré Poió, Programa Pedagógico Clube de Mídia e Educação do Ser Integral, que contribuíram expressivamente para o êxito final.
Veja, a seguir, alguns registros fotográficos do percurso do Projeto Mãozinha Verde realizado na Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ):