Em maio de 2022 foi realizada a eleição dos representantes da Sociedade civil para a gestão de 2022 a 2024 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e a supervisora da Casa de Rodolpho Bosco, localizada em Itajaí (SC), Norma Suely de Souza Carvalho, foi eleita conselheira suplente na categoria de representantes de entidades e organizações de Assistência Social.
No dia 20 de junho ocorreu a posse dos conselheiros, cujos mandatos têm a duração de dois anos. O Conselho é composto por pessoas que representam três segmentos: 1) representantes de entidades e organizações de Assistência Social; 2) representantes de entidades e organizações de trabalhadores do SUAS; 3) Representantes de usuários e de organizações de usuários da Assistência Social.
O CNAS foi instituído pela Lei Orgânica de Assistência Social, de 1993, e tem como missão “promover o controle social da política pública de assistência social e contribuir para o seu permanente aprimoramento, a partir das necessidades da população brasileira”, como consta no site do Ministério da Cidadania.
Para Norma, o Lar Fabiano de Cristo tem muito a contribuir e aprender, tendo a oportunidade de qualificar cada vez mais o trabalho realizado e estar em sintonia com as discussões mais atuais da Assistência Social.
— Estar neste espaço de controle social, representando o Lar Fabiano de Cristo, é algo muito importante para mim, pois este é um lugar de aprendizado e compromisso. O Lar Fabiano de Cristo, juntamente com outras grandes instituições do Brasil, pode contribuir para mudar o cenário das políticas públicas de assistência social, que ao longo dos últimos anos vêm sendo negligenciadas. Estamos novamente neste espaço para aprender e compartilhar e, juntos, vamos fazer a diferença, para cada uma e cada um de nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, funcionários e companheiros de jornada — disse Norma.
De 2018 a 2020, Norma ocupou a posição de presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como representante da Capemisa Instituto de Ação Social, mantenedora do Lar Fabiano de Cristo.