Unidades do Lar Fabiano de Cristo comemoram o Dia Internacional da Pessoa Idosa com acolhimento, cuidado e arte
13/10/2022
Felipe Marques
Cuidar e proteger as pessoas idosas é uma preocupação do Lar Fabiano de Cristo. Além de possuir uma faixa de atendimento, a quinta (5ª), que tem como objetivo a proteção básica ou especial a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade ou risco social, o LFC desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com vários grupos da Terceira Idade.
As Unidades do LFC celebraram com muitas atividades e acolhimento o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1 de outubro. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de proteger e cuidar da população idosa. Veja abaixo algumas ações realizadas sobre o assunto.
A Casa de Vovó Aída, em São Gabriel do Oeste (MS), promoveu um momento de convivência intergeracional com apresentação de teatro de bonecos.
A Casa de Cirilo, em Caçapava (SP), incentivou as crianças a produzir lembrancinhas para as pessoas idosas da Unidade, que foram entregues no encontro do grupo.
A Casa de José, em Belém (PA), realizou várias atividades intergeracionais que envolveram todos os ciclos de vida do SCFV, com música, cultura, poesia e cuidado (Fotos de Raiana Almeida).
A Casa de Timóteo, em Boa Vista (RR), realizou uma atividade de dança com os coparticipantes chamada de “Baile da Saudade”.
A Casa de Francisco de Assis, em Nova Iguaçu (RJ), acolheu a terceira idade com atividades autocuidado e embelezamento, além de oferecer uma deliciosa refeição.
O Centro de Convivência para idosos Amigos Dedicados, no Rio de Janeiro (RJ), realizou um baile maravilhoso com músicas das décadas de 1950 a 1980, relembrando ainda os melhores momentos desse período. Houve premiação da melhor caracterização e sorteio de presentes.
A Casa de Fernando Melo, em Caucaia (CE), saudou as pessoas idosas fazendo um círculo de acolhimento e escuta.