
Texto: Felipe Marques e Carla Gemmal
Fotos: Unidades do Lar Fabiano de Cristo
Ao longo do mês passado, as Unidades do Lar Fabiano de Cristo realizaram ações expressivas de valorização da vida e prevenção ao suicídio, em sintonia com a campanha nacional “Setembro Amarelo”. Foram realizados encontros virtuais, palestras, rodas de conversa, caminhadas pelo território e várias outras atividades de sensibilização ligadas à promoção da saúde e do bem-estar mental e emocional.
Para Carla Gemmal, psicóloga de formação e coordenadora da Educação do Ser Integral, programa institucional que promove a educação baseada em valores, a perda de sentido da vida pode ser um reflexo da falta de conexão com outros seres humanos.
— O “Setembro Amarelo” é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Essa questão é desafiadora, porque desistir da vida é um processo que tem início muito antes do desfecho terrível, com a morte corporal. Nos primeiros passos, a pessoa “mata” os seus sonhos, seu propósito de viver. Não enxerga novas possibilidades, novos horizontes para a sua vida, não estabelece vinculações com outras pessoas, perde o sentido. O sentido não se trata apenas de um estado subjetivo. Diz respeito a conexões com outros seres humanos. Significa a sensação de pertencer ou servir a algo maior do que “o eu”, como por exemplo, o amor a alguém, um projeto ou uma causa que beneficia a coletividade. Desde a sua fundação, o Lar Fabiano de Cristo trabalha, através das suas atividades, para que as pessoas que adentram pelas suas portas não desistam de si e dos seus sonhos, mas que possam cooperar como multiplicadores para um mundo melhor.
Veja, a seguir, alguns registros representativos das atividades realizadas pelas Unidades em sintonia com o “Setembro Amarelo”. De modo especial, a Educação do Ser Integral e o Programa Pedagógico Clube de Mídia promoveram atividades relacionadas à temática.