
Texto: Felipe Marques
Fotos: Unidades do Lar Fabiano de Cristo

Ao longo de todo o mês de agosto, as Unidades do Lar Fabiano de Cristo em todo o Brasil realizam ações de sensibilização e conscientização sobre a campanha nacional “Agosto Lilás”, que tem como objetivo o fim da violência contra a mulher.
Foram realizadas palestras, rodas de conversa, confecção de cartazes e outras atividades que envolveram crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. Os colaboradores do Lar Fabiano de Cristo também participaram das ações.
Para Elissandra Souza, supervisora da Casa de Timóeo, em Boa Vista (RR), a campanha “Agosto Lilás” é central para a Assistência Social.
— A campanha Agosto Lilás exerce um papel fundamental para nós, trabalhadores da Assistência Social, pois nos permite incentivar nossas coparticipantes, nos grupos do SCFV da Unidade do LFC, a buscar seus direitos e a fortalecer sua autonomia. Trata-se de uma campanha extremamente positiva para o fortalecimento estratégico das redes de proteção, para a conscientização da sociedade e para a mobilização dos órgãos competentes. Mas, é importante ressaltar que essa não deve ser apenas uma ação pontual, mas sim um compromisso diário. Precisamos dar continuidade às nossas práticas por meio do acolhimento, das orientações, do fortalecimento de vínculos e dos encaminhamentos necessários às mulheres vítimas de violência doméstica. Afinal, o feminicídio não pode ser reduzido a números em estatísticas: ele representa vidas e sonhos interrompidos. As mulheres que sofrem quaisquer tipos de violência doméstica e familiar precisam ser encorajadas a denunciar e, mais do que isso, devem ser amparadas e protegidas. Somente com uma mobilização efetiva e com o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres em situação de violência será possível garantir seus direitos e a defesa da dignidade de todas elas. E o LFC deve cumprir esse papel.