Os museus são ambientes que promovem reflexões sobre o presente a partir de objetos do passado, conservando uma parte fundamental da história de um povo. As Unidades do Lar Fabiano de Cristo costumam sempre frequentar os museus municipais, estimulando nos coparticipantes o interesse pelas histórias do território e da região.
Entre junho e setembro de 2023, várias visitas a museus foram promovidas com todos os ciclos de vida, de crianças a pessoas idosas. Veja, abaixo, uma amostragem expressiva dessas atividades que tanto qualificam a capacidade de reflexão e contextualização dos coparticipantes.
Casa de Amigos Dedicados
Rio de Janeiro (RJ)
No dia 30 de junho, as pessoas idosas coparticipantes da Casa de Amigos Dedicados foram visitar a exposição “Celular 50 — Da primeira ligação à próxima geração”, que proporcionava uma viagem no tempo através do desenvolvimento do celular ao longo dos últimos cinquenta anos.
Casa de Joana de Ângelis
Manaus (AM)
No dia 8 de agosto, o Clube de Mídia da Casa de Joana de Ângelis visitou o MUSA, o Museu da Amazônia. Na oportunidade, os coparticipantes puderam conhecer a história da instituição e aprender sobre os biomas e culturas da região Amazônica.
Casa de José
Belém (PA)
Fotos de Raiana Almeida
Em sintonia com a proposta da V FLIPOIÓ, a Casa de José visitou o Parque Zoobotânico – Museu Paraense Emílio Goeldi. Os coparticipantes puderam conhecer a belíssima flora da região e desfrutar de momentos maravilhosos junto à natureza.
Casa de Pedro Richard
Rio de Janeiro (RJ)
No dia 22 de agosto, os coparticipantes que fazem parte do Projeto Aprendiz Integral, em parceria com o Banco do Brasil, realizaram uma visita ao Museu do Amanhã. A atividade fez parte do conteúdo programático dos aprendizes, que tiveram a oportunidade de visitar as exposições e se inteirar sobre as discussões apresentadas.
Polo Lar de Cáritas
Jaboatão dos Guararapes (PE)
Fotos de Geane Nunes
No dia 28 de junho, os coparticipantes do Polo Lar de Cáritas visitaram o Museu do Homem do Nordeste, em Recife. Na oportunidade, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a cultura nordestina e apreciar diversos tipos de obras de arte.
Casa de Rodolfo Aureliano
Recife (PE)
Fotos de Niedja Pereira, Ana cristina e Maria Telma
As crianças do ciclo de vida de 6 a 12 anos também visitaram o Museu do Homem do Nordeste com o objetivo de ampliar o conhecimento da história, arte, religiosidade e da cultura do povo nordestino. Puderem conhecer as obras expostas e entender um pouco mais sobre a pluralidade de influências que constitui a identidade nordestina.
Casa de Vovó Aída
São Gabriel do Oeste (MS)
Um dos grupos de pessoas idosas da Casa de Vovó Aída visitou o Museu Balduíno Maffissoni, o fundador do município. As coparticipantes puderam aprender fatos históricos sobre a cidade e conhecer o acervo da instituição.