O Programa Pedagógico Clube de Mídia lançou, em junho, uma proposta de ação para refletir sobre a importância da Pesca Artesanal e da Aquicultura, em consonância com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que determinou este assunto como o foco de trabalho para 2022. A ideia do Clube de Mídia é promover um sarau no fim de julho, chamado de “Sarau lítero-Musical: Narrativas ambientais”, com as pesquisas, reflexões e produções das Casas articuladas com o tema da ONU.
As atividades do setor de pesca e de aquicultura são importantes para a economia e a cultura de vários países, em especial na América Latina. As Casas já começaram a se movimentar e realizar visitas para pesquisar sobre o assunto, articulando o tema estabelecido pela Organização das Nações Unidades (ONU) com a realidade local dos territórios nos quais atuam. Nesse sentido, a Casa de Professor Pastorino, em Goiânia (GO), decidiu levar os adolescentes coparticipantes para conhecer o Parque Balneário, fundado há mais de quinze anos no Vale Meia Ponte, por onde passa um importante rio que abastece a cidade de Goiânia, o Rio Meia Ponte.
Na visita, os coparticipantes puderam conhecer os variados tipos de peixes que vivem no Rio Meia Ponte, como por exemplo os tambaqui, caranha, tilaria, tucunaré, piau e outras espécies, como um pirarucu. A Casa ainda pôde conversar com um funcionário do Parque e que trabalha Agencia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), que explicou a história do local e a importância da preservação das culturas dos peixes.
A Casa de Fernando Melo, em Caucaia (CE), visitou a Colônia de Pescadores de Caucaia, localizada na Praia de Cumbuco, na mesma cidade, para conhecer melhor a atividade da pesca. O presidente da Associação mostrou aos coparticipantes os variados tipos de jangadas, as redes de pesca, os anzóis e falou sobre as técnicas de pescaria. O passeio terminou no mercado de peixes, onde varias espécies foram apresentadas, com destaque para o Serra e a Guarajuba, ambos de água salgada, e o Tilápia, de água doce, que predominam na região.
No dia de São Pedro, 29 de junho, a Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ), levou coparticipantes à Urca, na cidade do Rio de Janeiro, para realizarem uma atividade de pesca. Os coparticipantes tiveram a oportunidade de usar anzóis e aprender a pescar, além de realizar um delicioso piquenique sob o céu límpido de inverno.
O Programa Pedagógico Clube de Mídia costuma trabalhar em sintonia com a agenda da Organização das Nações Unidades (ONU), propondo atividades variadas. Para julho de 2022, para conhecer os resultados das iniciativas das Unidades nesse assunto, o Clube de Mídia, em parceria com o Programa de Educação Alimentar e Nutricional Nutre&Educa, propôs um encontro chamado “Sarau Lítero-Musical — Narrativas Ambientais”. O sarau será o ponto de culminância e celebração das ações realizadas na temática da ONU, sempre pensando a articulação do território com o tema proposto.