No dia 16 de fevereiro de 2024, a Casa de Arnaldo São Thiago, Unidade do Lar Fabiano de Cristo em Florianópolis (SC), completa cinquenta anos de operação. Inaugurada em 1974, a Casa contou com importante apoio do Governo do Estado de Santa Catarina para que pudesse vir a existir. O nome da Unidade homenageia Arnaldo São Thiago, importante jornalista, advogado e escritor, seguidor da doutrina espírita, que havia nascido no Estado em questão, em 1866.
Veja, a seguir, registros fotográficos e depoimentos representativos sobre a Casa:
Casa de Arnaldo São Thiago
Florianópolis (SC)
Depoimento da supervisora da Unidade, Cátia Gomes:
— O que o aniversário de cinquenta anos representa para a Unidade?
Os cinquenta anos da Obra de Fabiano no Complexo do Monte Cristo representam amor, respeito, empatia e promoção de pessoas em vulnerabilidade social. Temos inúmeros desafios diários para vencer, mas os desejos de realização e transformação são maiores que tudo, por isso não desistimos. O melhor desta caminhada é sabermos que a construção desta história foi a construção de valores que vem sendo passados de geração para geração, sem perder a essência de amor ao próximo. Quando conseguimos transformar o outro se renova a esperança, se fortalece a nossa missão e o trabalho se torna eficaz. Somos uma gotinha no oceano na região Sul do Brasil em prol de um mundo melhor.
— Como o território percebe a presença do Lar Fabiano de Cristo?
O território percebe o Lar Fabiano de Cristo como uma instituição protetiva e que desenvolve o trabalho juntamente com a família, em que a Unidade desenvolve a promoção integral do coparticipante com segurança alimentar e a maior preocupação é a qualidade dos serviços prestados.
— Quais os planos e expectativas da Unidade para o futuro?
Nossas expectativas é sempre alcançar a missão do Lar Fabiano de Cristo desenvolvendo a proteção social e a educação transformadora para a construção de mundo melhor, através do acolhimento e da proteção. Nossos planos são buscar parceiros, voluntários, ampliar o número de coparticipantes, aumentar a periodicidade dos idosos na Unidade e manter os cursos de desenvolvimento de habilidades.
Depoimento de ex-colaboradores, voluntários, coparticipantes e ex-coparticipantes:
— Ana Lúcia Caetano Christófoli | Ex-supervisora
Iniciei minha caminhada na Obra de Fabiano em 1982, na Casa de Bom Samaritano, em Porto Alegre (RS). Fui Monitora de Classe de Adaptação, Orientadora Técnica e Supervisora. Em 2010, nossa Unidade encerrou as atividades e fui transferida para Florianópolis para a Casa de Arnaldo São Thiago, onde permaneci como Supervisora até janeiro de 2017. Como sempre digo, trabalhar no Lar Fabiano de Cristo é ter a oportunidade de estar na escola da vida e, em Arnaldo São Thiago, o desafio foi grande e por seis anos muito aprendi. Minha primeira grande lição foi viver longe de meus filhos, esposo e familiares. Como Bandeirante, aprendi a enfrentar alegremente todos os obstáculos, e assim fiz. Novas amizades, novos costumes, aspectos culturais, a diversidade regional da população atendida, tudo isso contribuiu para meu crescimento como pessoa e como profissional. Agradeço a oportunidade de ter trabalhado na Unidade e hoje posso dizer que sou uma “cataúcha”, pois muitos vínculos criei. Espero ter deixado uma boa lembrança nos corações de nossos coparticipantes e, principalmente, ter cumprido a minha missão da melhor maneira possível. Parabéns, Casa de Arnaldo São Thiago pelos cinquenta anos de história e serviços prestados à comunidade. Sinto-me honrada em fazer parte dessa história.
— Maria Angela Mezzetti | Voluntária de Yoga e Inteligência Emocional para crianças e adolescentes
Quando me pediram para escrever um depoimento sobre o Lar eu pensei em tantas coisas… um filme se passou e me fez lembrar diversos momentos que vivi com essas crianças e adolescentes. Sou voluntária no Lar Fabiano de Cristo desde 2019, e sou extremamente grata por essa oportunidade.
Ser voluntária é algo que me agrega, que já faz parte da minha essência há mais de vinte anos. Eu sempre digo que voluntariado é uma troca. Eu não sei quem aprende e ganha mais, se a organização ou eu. Me sinto realmente parte da Família Fabiano de Cristo, sempre fui muito bem acolhida pela coordenação, funcionários e, principalmente, pelas crianças e adolescentes.
Eu amo os momentos que estou com eles: as brincadeiras e as atividades. Desenvolvo meus encontros com metodologia pensando sempre nas tarefas e atividades que possam gerar resultado positivo, auxiliar essas crianças no seu processo de autoconhecimento, de autocontrole, e isso tem sido extremamente gratificante.
Claro que, assim como em qualquer outra atividade, também temos momentos difíceis, é preciso aprender a entender a realidade de cada criança, suas dificuldades, traumas e como auxiliá-las. Mas cada abraço, cada sorriso, aprendizado e poder acompanhar a evolução e o desenvolvimento das crianças é algo que supera qualquer dificuldade. Eu só tenho a agradecer ao Lar Fabiano, à Casa Arnaldo São Thiago, pelo acolhimento e confiança de tantos anos de parceria.
— Regina e Maria Fagundes | Coparticipantes pessoas idosas
Eu, Regina, conheço o Lar Fabiano de Cristo há quarenta anos, meu filho mais velho participou da horta com o tio Nelson, os dois mais novos ficavam em tempo integral na Unidade e eu participei de vários cursos (manicure, confecção de edredom, alimentação integral, sabão caseiro). O tempo foi passando e, atualmente, participo do grupo Felicidade da terceira idade e me dedico à organização do bazar as quartas-feiras.
Eu, Maria Fagundes, entrei no Lar Fabiano de Cristo há mais ou menos oito anos no grupo da terceira idade. O Lar Fabiano de Cristo é uma instituição que nos acolhe e tudo é feito com muito carinho. Tive a oportunidade de fazer alguns cursos que me trouxe qualidade de vida (cabelereiro, manicure, corte-costura e informática). Nos ajudou por dois anos com cestas básicas e a ESI, na época da pandemia, com o drive-tour Fênix, contribuiu para tirar muitos idosos da depressão. Participar dos encontros do grupo Felicidade nos traz paz, passamos momentos alegres e realizamos alguns passeios, nos tornando assim idosos mais ativos.
— Rita Aparecida de Araújo | Ex-coparticipante
O Lar é uma casa acolhedora e educativa. Eu, como mãe e ex-coparticipante, só tenho a agradecer e sempre indico mães para colocarem seus filhos nesta instituição. Os colaboradores, sem exceção, da cozinha, limpeza, diretoria são seres humanos de verdade que sempre nos acolhem e recebem muito bem.
Espero de verdade que o Lar permaneça em nossa comunidade, que muitas famílias tenham a oportunidade de conhecê-lo.
Meu nome é Rita tenho quatro filhos e 41 anos e, no período que estivemos juntos, o Lar Fabiano fez da minha família uma família de qualidade trazendo saúde, educação, comportamento, alimentação o aprendizado. Tudo que o Lar Fabiano de Cristo traz e faz é surpreendente e os resultados são maravilhosos.
— Suaine Aparecida Ortiz | Coparticipante
Conheci o Lar Fabiano no passado e meu filho mais velho frequentou até ir para a escola. Então, este ano redescobrimos o Lar Fabiano por meio da oficina de capoeira, do Clubinho do Jacaré Poió e de outras atividades e eu fiquei bem animada por ele querer participar, então fui inscrever o meu filho, Fabiano. Cheguei na instituição e fui bem atendida, pois já conhecia a Andrea e a Cátia e levei meus dois filhos juntos para a inscrição.
Então, eu pensei, com o Fabiano vai ser tranquila a inscrição, mas já o Valcionei será mais difícil, pois o Valcionei é autista e não é fácil achar lugares que estão dispostos a aceitar crianças autistas. Entreguei os documentos e falei pra Andrea que o mais novo é autista e não fica muito tempo parado, pois ele é bem ativo, para minha surpresa ele também foi inscrito no Lar Fabiano de Cristo como se ele fosse uma criança como todas as outras eu fiquei pasma com o jeito que fui atendida e a preocupação com o jeito dele ser, como a seletividade com alimentação e outras coisas.
Fui para casa pensando: “Tomara que tenham calma com Valcionei.” Deus ouviu as minhas preces e vejo que meu filho foi para um lugar onde educadores e outras pessoas que trabalham no Lar Fabiano gostam muito dele, as crianças cuidam e brincam com ele.
Meus filhos participam das atividades juntos como nunca fizeram em casa e é graças ao Lar Fabiano de Cristo. Hoje meu filho autista sabe o que é sair da rotina e está cada vez mais se socializando e eu estou muito feliz.
— Vera Lúcia Barbosa | Ex-colaboradora
Fui cozinheira por muito tempo na Casa de Arnaldo São Thiago, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis (SC). A casa me deu um apoio muito grande, pois estava passando por um período muito ruim com uma depressão e fui acolhida com imenso calor humano.
A princípio achei que seria só mais um trabalho, mas estava equivocada, pois ali se encontravam pessoas calorosas, amistosas que me passaram segurança e paz. No tempo em que fiz parte dessa equipe de colaboradores fui muito feliz, a casa é muito acolhedora com todos que lá adentram. Tudo é construído com amor, gratidão, carinho e o prazer em servir está em primeiro lugar, eu só tenho a agradecer, gratidão a toda equipe. Parabéns a todas as Casas de Fabiano de Cristo. Que Deus prossiga abençoando a todos que ainda estão lá.