
Texto: Felipe Marques
Fotos: Unidades do Lar Fabiano de Cristo

Em 2025, o Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em 13 de julho de 1990, completou 35 anos. As Unidades do Lar Fabiano de Cristo em todo o Brasil realizaram diversas ações em torno do assunto, sensibilizando os coparticipantes mais jovens e seus familiares sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes, além de se envolver com as ações promovidas pelas demais instituições do território.
Para a equipe do setor de Orientação e Acompanhamento Social do Lar Fabiano de Cristo, o ECA é um documento fundamental para assegurar a proteção social das crianças e adolescentes:
— Disseminar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é essencial no contexto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O acesso à informação fortalece a autonomia de crianças e adolescentes, facilita a identificação de situações de violência ou negligência e promove o enfrentamento dessas violações. Ao estimular o conhecimento do ECA, contribuímos para a formação de uma cultura de respeito, diálogo e cuidado desde a infância, fortalecendo a consciência cidadã. Além disso, o LFC conta com adolescentes participando ativamente dos Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, o que reforça a importância do ECA como instrumento de formação e de protagonismo juvenil na defesa de direitos e na construção de uma sociedade mais justa e segura para crianças e adolescentes, livre de ações que as sujeitem a desproteção, ao abuso e a violência.