
Texto: Adilso Pontes, Felipe Marques e Luzamir Conceição Pereira
Entre os dias 8 e 10 de outubro, o Lar Fabiano de Cristo participou da 15ª Conferência Estadual de Assistência social do Rio de Janeiro. O evento ocorreu no centro de convenções ExpoRio, na Cidade Nova, na capital carioca. Quatro colaboradores da instituição estiverem presentes, três na condição de delegados (Adilso Pontes, Edmar Freire e Thainá Sousa) e uma na condição de convidada (Luzamir Conceição Pereira).
O tema da conferência foi “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, abordado por meio dos seguintes eixos: a universalidade do SUAS; o seu aperfeiçoamento contínuo; a integração de benefícios e serviços socioassistenciais; a gestão democrática e a sua sustentabilidade, definindo deliberações a serem contempladas pelo Estado e pela Conferência Nacional.
Na mesa de abertura, representando o segmento de entidades, o Conselheiro Estadual Adilso destacou o número de entidades no Estado do Rio de Janeiro, que são 1.031 ofertando serviços, programas e projetos de assistência social. Adilso também enfatizou o papel que tais organizações desempenham fomentando movimentos reivindicatórios qualificados que permitem a maior participação dos indivíduos na garantia dos seus direitos de cidadania, tanto de usuários dos serviços como dos trabalhadores.
Para a equipe de Orientação e Acompanhamento Social (OAS) do Lar Fabiano de Cristo, a participação na Conferência é de singular importância para se construir e fortalecer as políticas públicas de assistência social:
— A Conferência é de singular importância para o fortalecimento do controle social, da construção coletiva de políticas públicas mais efetivas, sendo nesse espaço democrático que trabalhadores, gestores, usuários e a sociedade civil organizada se unem na avaliação, na proposição e na reafirmação dos compromissos com a defesa dos direitos socioassistenciais, garantindo que a política de assistência social continue sendo um instrumento de transformação e inclusão social.
Na oportunidade, o Coral da Paz, do Polo Júlio Forain, em Belford Roxo (RJ), realizou uma belíssima apresentação.

