
Texto: Felipe Marques e Casa de Daniel Neri
Fotos: Casa de Daniel Neri
Em 27 de fevereiro de 2026, a Casa de Daniel Neri completou trinta anos de atividade. Oriunda de uma parceria exitosa entre o Lar Fabiano de Cristo e o Instituto Cultural e Educacional Espírita André Luiz (ICEAL), de Porto Velho (RO), a Unidade atua na Proteção Social Básica e desenvolve, hoje, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para pessoas de todas as faixas etárias do bairro São Francisco.
A parceria entre o LFC e o ICEAL remonta ao ano de 1995, tendo sido formalizada no ano seguinte, em 1996, ano de fundação da Unidade. Em 2006, o ICEAL inaugurou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Auta de Souza, que passou a funcionar nas instalações da organização em questão. Com isso, as famílias puderam ser beneficiadas com serviços de educação e assistência social no mesmo espaço, tornando a Casa de Daniel Neri referência na prestação de serviços para o território.
A Unidade homenageia Daniel Neri da Silva, renomado professor da cidade, tendo sido diretor de várias escolas no município e eleito para o cargo de coordenador de ensino de Porto Velho, a convite de Orestes Muniz, então Secretário de Educação. Foi também líder e médium espírita, ocupando os prestigiosos cargos de Secretário e Vice-Presidente da Federação Espírita de Rondônia (FERO).
Veja, a seguir, registros fotográficos e depoimentos representativos sobre a Casa:
Casa de Daniel Neri
Porto Velho (RO)
Veja, a seguir, o depoimento da Supervisora da Unidade, Camila Pini, sobre o aniversário de trinta anos:
Em 2026 a Casa de Daniel Neri comemora 30 anos de implantação em Porto Velho. Este marco desperta nos colaboradores e coparticipantes sentimentos de pertencimento a uma obra de amor e respeito ao próximo que foi se fortalecendo com tempo, sustentada nos valores de Fabiano de Cristo.
No decorrer destes 30 anos, construímos uma obra pautada na missão de servir, reconhecendo o trabalho e dedicação de nossos fundadores, colaboradores, voluntários, parceiros e amigos.
Buscamos, neste período, fortalecer as ações e serviços da Assistência Social com compaixão, responsabilidade social e esperança no futuro, promovendo uma trajetória singular com dedicação, solidariedade e compromisso com o outro e com a comunidade que abraçamos.
Junto à comunidade, sempre trabalhamos em parceria; cada atendimento, cada serviço, cada acolhimento foi realizado com esperança e cuidado para que as técnicas aplicadas fossem o apoio e a transformação na vida de famílias e das inúmeras pessoas atendidas, promovendo dignidade, inclusão e oportunidades para quem mais precisa.
Nosso aniversário simboliza vidas impactadas, famílias e indivíduos fortalecidos, projetos de vida e renovadas, pois promovemos mudanças reais.
Seguiremos na perspectiva da continuidade do fortalecimento e amadurecimento da Obra, crescimento institucional, ampliação do impacto social, aprimoramento das técnicas de atendimento, com profissionalismo, capacitação, planejamento, organização, integração com outros atores e principalmente pautado no amor, respeito e técnica, no caminho de nossa missão institucional que é “desenvolver proteção e promoção social, contribuindo para a autotransformação das pessoas e para a construção de um mundo melhor”.
Depoimentos de parceiros e colaboradores:
— Márcia Pini | Coordenadora Geral do Instituto Cultural e Educacional Espírita André Luiz (ICEAL), em Porto Velho (RO)
Na primavera do ano de 1996, o ICEAL e o Lar Fabiano de Cristo firmavam uma aliança, uma parceria. Essa parceria foi precedida por cinco anos de muito trabalho, de muitas reuniões e de muito entendimento. E, desde então, lá se vão trinta anos. Na primavera de 2026, estamos completando trinta anos de muito trabalho. Quantos milhares de pessoas, incontáveis, passaram por esses prédios, mais de duas mil famílias já transitaram por aqui. Crianças se tornaram jovens, se tornaram mães, se tornaram pais, e nós continuamos firmes no propósito de servir, de amar, de proteger, de acolher. Aqui estamos, Lar Fabiano de Cristo e o ICEAL, Instituto Cultural e Educacional Espírita André Luiz, uma parceria que deu certo, graças a Deus.
— Marilu Botelho | Orientadora Técnica Pedagógica na Casa de Daniel Neri
Celebramos com alegria e gratidão os trinta anos de história, acolhimento e vida na Casa da Daniel Neri. Há três décadas, a Casa de Daniel Neri deixou de ser apenas um endereço, tornou-se um lar de afeto, de portas abertas, histórias e risos, aprendizados, cumplicidade e solidariedade. Cada canto testemunhou encontros, transformaram vidas. Daniel Neri, com seu compromisso com a construção de um espaço humano, fez dessa casa muito mais do que tijolos e telhas; fez dela um refúgio de amor, amizade e humanidade. Hoje, homenageamos a sua visão, que virou realidade: a sua perseverança em manter um lugar que abraça todos com dignidade. Nos próximos trinta anos, continue sendo marcado por encontros significativos. Parabéns à Casa de Daniel Neri por deixar eu fazer parte dessa história e por me tornar uma pessoa melhor.
— Antônia de Jesus | Educadora Social na Casa de Daniel Neri
Comemorar esses trinta anos é motivo de muita alegria, pois foram muitos anos de dedicação e amor. Hoje, olho para trás e sinto orgulho, e para a frente, esperança de um futuro melhor.

