
Texto: Felipe Marques
Fotos: Casa de Timóteo
Em 2025, a Casa de Fernando Melo, Unidade do Lar Fabiano de Cristo em Caucaia (CE), completou quarenta anos de atividades. A Casa homenageia Fernando Faria de Melo (1922-1980), fundador do Lar Antônio de Pádua, em Fortaleza (CE), referência no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social na cidade em questão.
Dando seguimento ao reconhecido trabalho social realizado pelo LFC no Estado do Ceará, a Casa de Fernando Melo foi inaugurada em 1985. De lá para cá, milhares de pessoas foram beneficiadas no bairro da Jurema, onde a Unidade sempre esteve localizada.
Depoimento da Supervisora da Unidade, Antônia Fátima Souza de Alcântara:
— O que o aniversário de vinte anos representa para a Unidade?
Antônia: Ao rememorarmos a história dos quarenta anos da Unidade Fernando Melo, nela nos identificamos como fios que tecem com nossos esforços o valor deste processo histórico. É esta consciência que nós dá a dimensão e o alcance das nossas ações, que se refletem nas histórias de sucesso e alcance dos objetivos dos nossos coparticipantes atendidos.
O trabalho da unidade representa um espaço de referência de acolhimento, garantia de direitos, inclusão e, acima de tudo, sentimento de pertencimento para todos os participantes dos ciclos de vida atendidos ao longo destes quarenta anos de existência.
O tempo evolui e a Casa de Fernando Melo foi e continua sendo espaço marcante e potente de transformação e conquistas das famílias que foram beneficiadas com nossos serviços ofertados.
Em sintonia com as necessidades dos coparticipantes, a Unidade vem empreendendo esforços significativos para estimular ações que provoquem elevação e melhoria da qualidade de vida da população, buscando, de forma acolhedora, atender às necessidades e sentimentos sempre norteados fundamentalmente pelas normas operacionais básicas do Sistema Único de Assistência Social, mas, principalmente, pelos princípios e valores da Obra de Fabiano.
Para atingirmos a eficácia dos nossos serviços ofertados, trabalhamos as demandas sempre acompanhadas de formações e capacitação técnica visando a um melhor aproveitamento das possibilidades de desenvolvimento do trabalho socioassistencial.
O prazer de cumprir a missão do LFC, durante estes quarenta anos e seus frutos, compartilhamos com todos: crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e pessoas idosas, Diretoria do Lar, nossa mantenedora Capemisa Instituto de Ação Social, equipe de colaboradores da Sede, voluntários e parceiros. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa conquista. Seguimos em frente com os propósitos edificantes de trabalho no Bem e ainda mais motivados pela nossa missão.
— Como o território percebe a presença do Lar Fabiano de Cristo?
Antônia: Ao longo destas quatro décadas, a Unidade cresceu junto com o território da Jurema. Cada ação desenvolvida revelou a força de um trabalho construído com dedicação e amor pela comunidade do território.
O território reconhece o trabalho do LFC como de excelência e costuma relatar o lema em público de que a Unidade representa “luz na comunidade”. Temos dados e relatos que o trabalho da Unidade impacta positivamente na vida de inúmeras pessoas que habitam o território, bem como no seu entorno. O entendimento de atores públicos e privados é de que o trabalho da Unidade resulta em uma complementaridade potente e fundamental para qualidade de vida das famílias moradoras do território.
Esse reconhecimento é o resultado do compromisso e da dedicação de cada colaborador e voluntário, que trabalham juntos com o objetivo de honrar com o compromisso do LFC perante as pessoas atendidas na instituição. Trabalho este que também reflete qualidade no entorno da Unidade.
— Quais os planos e expectativas da Unidade para o futuro?
Antônia: Conscientes dos novos contextos que apontam a necessidade de profundas e aceleradas transformações, o nosso compromisso é o de procurar acompanharmos os novos desafios que estão por vir.
Procuraremos concretizar a incorporação de mudanças contínuas, promover novas conexões e colaborações para que o trabalho da Unidade possa se tornar mais eficientes e sustentável.
Confiantes no verbo “esperançar”, seguiremos tendo como norte as ações exitosas que realizamos ao longo destes quarenta anos, mantendo sempre firme o propósito dos sentimentos de amor e dedicação que sempre nortearam o nosso agir profissional. Rogamos o amparo luminoso de Fabiano de Cristo para os futuros anos que virão. Gratidão será sempre o nosso sentimento.

