
Texto: Felipe Marques
Fotos: Casa de José
No período de 12 a 14 de novembro, a Casa de José, em Belém (PA), marcou presença na programação paralela da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30. A Cúpula das Infâncias foi realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA) e reuniu cerca de quatrocentas crianças e adolescentes, que puderam participar dos debates sobre justiça climática e discutir estratégias de enfrentamento aos desafios cada vez maiores que as mudanças climáticas impõem à sociedade.
Para Elizângela Monteiro Neves, supervisora da Casa de José, em Belém (PA), o evento foi uma oportunidade das crianças e adolescentes serem ouvidas e poder expressar suas inquietações e contribuições em um assunto que impacta diretamente o presente e o futuro delas.
— A Cúpula das Infâncias foi um grande movimento que concretizou a participação de crianças e adolescentes nas discussões sobre justiça climática. Possibilitar a escuta e o envolvimento do nosso público nesse processo fez toda a diferença, uma vez que acreditamos que a garantia do direito a participação é dever de todos nós. Discutir mudanças climáticas a partir do olhar das infâncias e adolescências, em especial das periferias, pensar com e não para eles/as, em estratégias de enfrentamento individual e coletivas e que estejam ao alcance das suas realidades locais, se constituem como objetivos do nosso trabalho.
Para tanto, buscamos parceiros que acreditam, assim como nós, que a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes são indispensáveis para a promoção de políticas públicas voltadas para esse público. “Nada deles/as, sem eles/as”. Dessa forma, a Fundação Abrinq, por meio da Rede Nossas Crianças, foi um agente que impulsionou essa ação ao apoiar com recursos financeiros que garantiu o transporte e lanches desse público durante todo o período da cúpula das infâncias. Dessa forma, nossos meninos e meninas puderam vivenciar e participar com qualidade dos debates e discussões sobre o clima, se aproximando ainda mais dessa pauta tão necessária para o presente e futuro do nosso planeta.
As crianças e adolescentes participaram de várias atividades e oficinas durante os dois dias de evento, com direito a uma belíssima apresentação musical da oficina de musicalização da Unidade, realizada com as doações recebidas pelo Um Grão, o programa de captação de recursos da instituição.

