
Texto: Felipe Marques
Fotos: Casa de Renato
No dia 14 de fevereiro, a Casa de Renato, Unidade do Lar Fabiano de Cristo em Nova Iguaçu (RJ), completa trinta anos de atividade. Fruto de uma parceria entre o LFC e o Lar de Tereza, a Casa desenvolve hoje Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Cursos de Desenvolvimento de Habilidades para jovens e adultos.
Em 2024, a Casa de Renato atendeu 771 pessoas, das quais 523 foram do sexo feminino e 248 do masculino, pertencentes a 351 famílias. Oitenta pessoas concluíram cursos ofertados nas áreas de Seguros, Embelezamento e Informática.
O nome da Unidade homenageia Renato Buonomo Mendonça, que doou o terreno para a implantação do trabalho social pelo Lar de Tereza, na década de 1980.
Veja, a seguir, registros fotográficos e depoimentos representativos sobre a Casa:
Depoimento da supervisora da Unidade, Elaine da Silva Barriolo Brito:
— O que o aniversário de trinta anos representa para a Unidade?
Celebrar os trinta anos da Casa de Renato é reforçar a história e o relacionamento já estabelecido por meio das ações que divulguem o nosso trabalho e nos torne referência. É mais um ano de conquistas, realizações, superação de desafios e a expectativa de novas metas a serem alcançadas. Mais do que isso, é poder ser agente de transformação, inspirando atitudes e comportamentos que ajudam nos resultados, de participar com alegria da promoção que cada indivíduo pode alcançar.
— Como o território percebe a presença do Lar Fabiano de Cristo?
O território percebe a Casa de Renato como um parceiro importante para o desenvolvimento local, pois atuamos de forma integrada com a rede socioassistencial e a com a comunidade, respeitando suas características e necessidades.
— Quais os planos e expectativas da Unidade para o futuro?
Dar continuidade a parceria que existe com o Lar de Tereza, no sentido de que juntos, cada um dentro de suas especificidades, contribuam para o aumento do efetivo promocional e das ações realizadas, buscando também por fontes de financiamento que possam contribuir com a qualidade dos serviços prestados.