Texto: Felipe Marques
Imagens: Casa de José
A coparticipante Clarisse Ratis, da Casa de José, em Belém (PA), foi selecionada para compor a gestão 2025-2026 do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Ao lado de outros 46 crianças e adolescentes, a Clarisse do LFC irá contribuir com a construção e acompanhamento das políticas de promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.
Para Clarisse, a seleção para o CPA, além de fazê-la tomar conhecimento de seu potencial, é uma oportunidade de fazer a diferença:
— Posso dizer que eu não esperava por uma coisa tão grande e, quando eu soube da notícia, foi uma emoção única. Eu pude perceber que eu posso ir muito além do que eu imaginava, posso dizer que eu quero fazer a diferença, mostrar um pouco da minha realidade e da realidade de muitas crianças e adolescentes. Vai ser uma oportunidade inesquecível, e eu sei que vai ser incrível.
Para Elizângela Monteiro Neves, supervisora da Casa de José, em Belém (PA), a conquista de Clarisse demonstra a importância do envolvimento e da participação das crianças e adolescentes com as questões que lhes são pertinentes:
— A participação de Clarisse no edital do Conanda só fortalece a nossa concepção de que é possível construir um presente e um futuro de mãos dadas com nossas crianças e adolescentes. De que é possível pensar, debater, discutir e deliberar COM e não PARA eles/as. Essa conquista representa que estamos no caminho certo, investindo na participação como uma das formas de enfrentamento às dificuldades vivenciadas por esse segmento da sociedade. Ela será a voz de muitos/as meninos e meninas e representará a nossa região, com suas particularidades e singularidades. Enfim, mais uma página sendo escrita pelas mãos dos adolescentes na história da Casa de José. Investir na participação, essa é a solução!
A cerimônia de posse de Clarisse no CPA está prevista para dezembro de 2024.
No Lar Fabiano de Cristo, todas as Unidades realizam trabalhos que desenvolvem a participação cidadã e a formação de consciências críticas, que agem ativamente nos territórios para a superação de problemas comuns.