Fotos: Carla Alves e equipe da Casa de Mãe Marocas
De outubro a dezembro, a Casa de Mãe Marocas, unidade do Lar Fabiano de Cristo em Duque de Caxias (RJ), ofereceu através do projeto Moema o curso de desenvolvimento de habilidades em serigrafia. A iniciativa possibilitou aos coparticipantes o aprendizado de uma técnica de impressão muito presente no mercado. Em 2024, o LFC irá utilizar a estrutura instalada para compor o Núcleo de Produção de Uniformes da Casa de Mãe Marocas, aplicando a técnica da serigrafia nos uniformes institucionais confeccionalizados.
O curso de 2023 foi ministrado por Lucas Santos, de 30 anos, cuja família tem tradição no segmento e uma história de sucesso na instituição. O pai, Marcos Santos, de 59 anos, foi coparticipante da Casa de Iracema, a primeira unidade de 3ª faixa do Lar Fabiano de Cristo. Marcos foi aluno da educação infantil ofertada pela Casa e, mais tarde, tornou-se professor ali mesmo, na década de 1970. Foi na Casa de Iracema que ele aprendeu a serigrafia após realizar um curso sobre o assunto.
Hoje, Lucas dá continuidade ao legado do pai, de quem aprendeu a técnica de impressão. Para Marcos, que hoje é prestador de serviços do Lar Fabiano de Cristo, é uma alegria ver o filho seguir um caminho que ele já trilhou.
— A gente vê o legado. Sou grato a Deus e ao Lar Fabiano de Cristo até hoje pelas oportunidades.
Em janeiro, um módulo extra do curso de serigrafia irá ocorrer na Casa de Mãe Marocas, com o objetivo de aperfeiçoar os alunos na prática da impressão.