Entre os dias 5 e 8 de dezembro, ocorreu em Brasília a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, encontro que teve como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Na oportunidade, delegações do Brasil inteiro, compostas por representantes do poder público e da sociedade civil, apresentaram propostas e realizaram debates relacionados à Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Na condição de delegados, participaram do evento os colaboradores Adilso Pontes, analista social da Sede Administrativa do LFC, Norma Carvalho, assessora de articulação institucional de projetos especiais, e Benigna Bezerra, assistente social do Polo Bezerra de Menezes, em Jaguaretama (CE). A colaboradora Sinara Soares Silva, supervisora da Casa de Lívia, em Planaltina, Brasília (DF), também esteve presente acompanhando as discussões. Coparticipantes da Casa de Eurípedes, em Colinas do Tocantins (TO), e da Casa de Mustafá, em Colatina (ES), também marcaram presença.
O colaborador Adilso Pontes, analista social do Lar Fabiano de Cristo, relatou alguns dos objetivos principais do encontro:
— A conferência foi um momento de escolha de propostas importantes para o ordenamento da Política de Assistência Social no Brasil, para a reestruturação e fortalecimento dos serviços, projetos e programas socioassistenciais e do controle social. A Conferência também possui um caráter estratégico ao disponibilizar espaços para os segmentos dialogarem sobre seus interesses, articulações e as contribuições que podem ter para o futuro da política pública, onde tivemos reuniões autogestionadas com o Movimento Nacional das Entidades de Assistência Social (MNEAS) e com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), entre outras atividades. Nestes dias foram escolhidas as propostas mais votadas pelos Estados e Municípios e definidas as que serão encaminhadas a União, cinco por cada um dos cinco eixos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos da sociedade civil, com Fortalecimento da participação social e da democracia participativa; Serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.
Veja, abaixo, o depoimento da colaboradora Norma Carvalho.
— Qual a importância da presença do LFC na Conferência Nacional de Assistência Social?
Sendo o Lar Fabiano de Cristo parte da representação da sociedade civil no Conselho Nacional de Assistência Social em mais uma gestão, nossa presença na Conferência é indispensável, pois assumimos compromisso com a organização desta conferência e contribuímos em diversos momentos para o bom andamento dos trabalhos neste que é o mais importante evento do Controle Social. Somos parte do SUAS e estar neste momento nos traz reconhecimento, visibilidade e respeito.
— Qual o legado que esse importante encontro deixa para a instituição?
Somos reconhecidos como importante entidade de Assistência Social comprometida com os avanços desta política e contribuindo de forma intensa nos debates e construção da legislação que fortalece o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Nossa participação ativa no Movimento de Entidades (MNEAS) nos garante legitimidade nos espaços do controle social e reconhecimento junto às centenas de entidades no Brasil. Desta forma, o legado deste importante evento é o fortalecimento do nosso compromisso com a Assistência Social e seus princípios e valores que estão alinhados com os da instituição.
Seguem alguns registros da participação dos colaboradores e coparticipantes do LFC na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social.
O texto dessa matéria foi escrito por Felipe Marques, com a colaboração e depoimentos de Adilso Pontes e com depoimentos de Norma Carvalho. Benigna Bezerra também contribuiu de forma expressiva para a realização da matéria.