Por Bruna Marçal e Felipe Marques
No dia 16 de maio, foi realizada uma roda de conversa na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, promovida pela Espro, organização que atua na inserção de jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. O Lar Fabiano de Cristo foi representado pela pedagoga Bruna Marçal, colaboradora da Sede Administrativa. Duas assistentes sociais da Espro mediaram as discussões.
O objetivo da roda de conversa foi discutir temas estratégicos para as organizações, como as ações ligadas ao Maio Laranja (campanha nacional de conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes), a formação para o mundo do trabalho, geração de renda, aprendizagem profissional e outros assuntos correlatos. Além do Lar Fabiano de Cristo, diversas outras organizações sociais também estiveram presentes.
A pedagoga Bruna Marçal destacou a pertinência do encontro para o aprendizado e aprofundamento sobre temas ligados à juventude em condições de vulnerabilidade social.
— Como pedagoga da sede do Lar Fabiano de Cristo, pude participar, vivenciar e compartilhar experiências, além de me aprofundar sobre a proposta oferecida para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. O encontro foi enriquecedor no que tange à construção e somatização de conhecimento, e não se restringiu somente aos conteúdos traçados inicialmente, mas também trouxe a possibilidade de discussão sobre pautas cotidianas que influenciam diretamente no trabalho realizado com cada indivíduo — relatou Bruna.
O Lar Fabiano de Cristo realiza Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho através de três ações institucionais, o Projeto Aprendiz Integral, o Projeto Jovem Mensageiro e os cursos livres para desenvolvimento de habilidades.
>> Vem aí
Em breve, serão divulgadas as ações que as Unidades do Lar Fabiano de Cristo realizaram em sintonia com a campanha do Maio Laranja. Não perca!