No dia 11 de junho, colaboradoras do Lar Fabiano de Cristo participaram, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL), do 1º Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo do evento foi promover um debate sobre o tema em questão no município, abordando ainda um panorama das ações integradas realizadas pelo poder público e por outras instituições.
O LFC possui duas Unidades em Nova Iguaçu, a Casa de Renato e a Casa de Francisco de Assis, que operam em territórios marcados pela vulnerabilidade social. A instituição desenvolve ainda o Programa Nutre&Educa, que trabalha questões relacionadas à educação alimentar e nutricional, além de oferecer alimentação aos coparticipantes de todos os ciclos de vida. Discutir questões relacionadas à segurança alimentar e nutricional, portanto, é uma prioridade para o trabalho social desenvolvido.
No evento, estiveram presentes representantes do poder público municipal de Nova Iguaçu e de outras organizações que realizam trabalhos relacionados à agricultura no município. Para o LFC, o evento oportunizou a ampliação da rede de relacionamentos, além de propiciar o conhecimento de iniciativas e projetos em uma área estratégica para a instituição.
Jeniffer Campos, assistente social da Casa de Francisco de Assis, destaca a importância de conhecer a política pública para o desenvolvimento de atividades junto aos coparticipantes:
— Ter o serviço social envolvido em debates como esse só nos reitera o quão importante é, cada vez mais, termos conhecimento da importância da segurança alimentar e nutricional. Ao conhecermos a política pública, facilita a execução de nosso trabalho, de forma que possamos contribuir com a realização de atividades em nossa Unidade. Para Castro (1967), “a fome coletiva é um fenômeno social”; sendo assim, é parte inerente da atuação do assistente social a luta pela alimentação adequada, sendo um direito fundamental do ser humano.