Texto: Felipe Marques e Flávia Rebello
Fotos: Camila Serro, Felipe Marques, Jessica Sulis, Flávia Rebello, Yvonne Rousso e Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)
No dia 15 de novembro, das 14h às 16h, no Espaço Kobra, na zona portuária do Rio de Janeiro, o Lar Fabiano de Cristo participou da Cúpula Social do G20 na atividade autogestionada “O SUAS e a rede de Proteção Social: articulações entre Estado e Sociedade Civil no combate às desigualdades”.
Na oportunidade, o LFC foi representado pelo analista de ação social da Sede Administrativa Adilso Pontes, também Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-RJ), que dividiu o referido painel com o Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares de Araújo, e com a Vice-Presidente do CNAS e associada do LFC, Marcia de Carvalho Rocha. Adilso discursou sobre o trabalho social da instituição, que atua há 66 anos na garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e também destacou como o Lar Fabiano de Cristo se empenha para desenvolver um modelo de educação transformadora, indo além da oferta dos serviços de proteção social.
O coparticipante Hotavio Fernandes, da Casa de Francisco Lamego, em Campos dos Goytacazes (RJ), foi convidado para fazer uma performance de dança contemporânea no encerramento da atividade. Hotavio, bailarino profissional, emocionou a todos ao apresentar uma coreografia autoral para a música “Sonho impossível”, de Maria Betânia.
A Cúpula Social do G20 trouxe à tona a importância de se ouvir vozes não governamentais, como movimentos sociais e organizações da sociedade civil, permitindo que estas interagissem diretamente com os líderes globais. O evento teve como lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável“, tendo o Brasil se tornado o palco ideal para promover diálogos sobre desafios globais, como as desigualdades sociais, as mudanças climáticas e a crise econômica.
A presença de representantes do LFC no G20 Social ilustra a força e a resiliência da Organização da Sociedade Civil na busca diária para garantir direitos e promover a justiça social. Ao criar um canal de comunicação entre a sociedade civil e os líderes do mundo, o G20 Social abriu espaço para que relatos e experiências de quem vive e atua na base da sociedade fizessem parte das agendas internacionais.
Para o Lar Fabiano de Cristo, foi uma honra poder contribuir com o G20 Social, dando destaque ao trabalho que as organizações da sociedade civil têm realizado. Com a troca de experiências e o aprendizado proporcionados pelo evento, o LFC renova sua disposição para continuar atuando na redução das desigualdades, uma das duas principais causas institucionais. O legado deixado por essa cúpula é, portanto, um chamado à ação, um convite à participação e uma esperança renovada de que é possível construir um futuro mais justo, mais inclusivo e mais igualitário para todos.