Texto: Felipe Marques, com as contribuições de Adilso Pontes, Jeniffer Campos, Tainah Santos e Aline Alves
Fotos: Adilso Pontes, Jeniffer Campos e Luzamir Conceição Pereira
Colaboradores do Lar Fabiano de Cristo participaram, entre 16 e 18 de abril, da Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, na Praça XV. Na oportunidade, foram discutidas questões relacionadas ao trabalhador do SUAS, a intersetorialidade na política de Assistência Social, a educação continuada e a Política Nacional de Cuidados no Brasil.
Participaram do encontro colaboradores da Sede Administrativa do LFC e das Casas de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ), e de Renato e Francisco de Assis, em Nova Iguaçu (RJ). A seguir, alguns depoimentos dos colaboradores:
“Tive o privilégio de representar os educadores sociais no seminário sobre os trabalhadores do SUAS. O objetivo foi destacar a importância essencial da nossa categoria dentro dos serviços prestados, dialogar sobre a proteção dos direitos do trabalhador, partilhar as demandas e desafios enfrentados na área e articular a necessidade de incluir os educadores sociais nas reuniões, capacitação e reconhecimento dos mesmos dentro do SUAS. Foi uma experiência enriquecedora, embora acompanhada de algum nervosismo, que me permitiu expor pontos cruciais para o fortalecimento da nossa representatividade e participação ativa na formulação de políticas. A troca de experiências proporcionada durante o evento foi valiosa, pois nos permitiu aprender com os relatos dos assistentes sociais e outros representantes, que expuseram desafios enfrentados e destacaram a contribuição coletiva para o desenvolvimento social e educacional do país. Este encontro reforçou a importância de fortalecer as estratégias, a atuação e o apoio contínuo aos usuários (coparticipantes), visando maximizar nosso impacto nos territórios atendidos e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.”
Tainah Soares dos Santos, educadora social e monitora de informática da Casa de Mãe Marocas, em Duque de Caxias (RJ)
“Participar da reunião descentralizada do CNAS permitiu compreender melhor o funcionamento do Conselho de Assistência Social e as atividades desenvolvidas pelo mesmo, adquirir novos conhecimento sobre a Política de Assistência Social e as legislações vigentes, acessar informações para o melhor desempenho da prática profissional do assistente social e compartilhar informações com profissionais que atuam em diversos setores do SUAS. A experiência vivenciada na reunião contribuiu para o aprimoramento do trabalho junto às famílias coparticipantes do LFC, estimulou a valorização dos profissionais do SUAS, apresentando os desafios enfrentados por eles, e contribuiu para um melhor desempenho profissional.”
Camila da Silva Almeida, assistente social da Casa de Francisco de Assis, em Nova Iguaçu (RJ)
“Gostaria de começar agradecendo a oportunidade de ter participado da reunião, cada vez mais percebo o quanto o LFC investe em seus colaboradores, nos permitindo assim estar sempre nos envolvendo com temas relevantes que têm impacto enorme no nosso dia a dia de trabalho. Sem dúvida, foi um momento muito esclarecedor sobre a funcionalidade dos Conselhos e seu importante papel. Ouvir as expectativas de diversos setores também nos faz cada vez mais entender que precisamos buscar conhecer a realidade de cada setor, para que assim possamos juntos desenvolver e prestar um bom serviço para nossos coparticipantes.”
Jeniffer Campos Pereira Felix, assistente social da Casa de Francisco de Assis, em Nova Iguaçu (RJ)
“Foram três dias de muito aprendizado e muitas trocas sobre o trabalho do/no SUAS. Ouvir sobre experiências de outros trabalhadores do SUAS é muito importante para sairmos da nossa bolha e conhecermos, sob outra ótica, a execução da Política Nacional de Assistência Social, além de ter a oportunidade de conhecer outros profissionais e ampliar a rede de contatos. Foi de suma importância conhecer melhor a atuação dos Conselhos e seus desafios. É essencial a participação dos funcionários do LFC nestes espaços para debatermos sobre a atuação da Política Nacional de Assistência Social e os Conselhos de Direitos.”
Aline Alves Silva, assistente social da Casa de Renato, em Nova Iguaçu (RJ)